sábado , julho 21 2018
Página Inicial / Noticias / Anvisa proíbe marca de leite condensado por conter excesso de bactérias

Anvisa proíbe marca de leite condensado por conter excesso de bactérias

Um lote do leite condensado da marca Fazendeira após laudo detectou a presença da bactéria Estafilococos coagulase positiva. Foto Ilustrativa: Reprodução

 

DM -Por Ingrid Reis em 03/01/2018

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda de um lote do leite condensado da marca Fazendeira após laudo detectar a presença da bactéria Estafilococos coagulase positiva acima dos padrões permitidos pela legislação. O produto é fabricado pela empresa de alimentos à base de leite Baduy e Cia Ltda., de Ituiutaba (MG).

De acordo com o portal Vix, apesar da bacteria ser um tipo comum, sua quantidade em excesso pode provocar sérios riscos à saúde principalmente entre crianças, idosos ou pessoas que já estão doentes. Os pricipais sintomas de ingerir produtos que esteja com muitos desses microorganismo são: dor de barriga, vômitos e mal estar. Ainda de acordo com o portal, a empresa deverá recolher todo o produto e ainda não poderá mais comercializar-lo. Confira o posicionamento da empresa que foi divulgado pelo portal:

“A Empresa Baduy e Cia Ltda., vem respeitosamente em resposta a publicação divulgada pela ANVISA, informar que toda a documentação e esclarecimentos foram prestados aos órgãos competentes (ANVISA e Vigilância Sanitária), inclusive já fora realizado o RECALL do produto na época do ocorrido. Informa ainda que não há nenhuma quantidade do produto em nosso estoque. Além disso, fora feito a rastreabilidade do produto e a quantidade encontrada no mercado já fora recolhida e descartada.

Insta salientar ainda que, sempre preocupados com a qualidade e a segurança dos produtos que oferecemos, exercemos um severo controle em todas as etapas do processo de fabricação dos produtos, desde a seleção dos ingredientes até a fase final de embalagem e distribuição.

A qualidade e a uniformidade dos nossos produtos seguem rigorosamente os requisitos regulamentares pelo MAPA/DIPOA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

Para garantir e certificar a qualidade de nosso produto, imediatamente solicitamos a realização de laudo técnico Certificado pelo Laboratório IBERPHARM No. 140213-74 para pesquisa de microrganismos patogênicos, incluindo Contagem de Estafilococos Coagulase Positiva, NO MESMO LOTE DE PRODUTOS questionado. O LAUDO REALIZADO POR INSTITUTO COM REFERÊNCIA NACIONAL NÃO APRESENTOU NENHUMA IRREGULARIDADE.”

Fonte: https://www.dm.com.br/cotidiano/2018/01/anvisa-proibe-leite-condensado-por-conter-excesso-de-bacterias.html

Veja também

Lei Eleitoral restringe atos do poder público a partir de hoje, 07/07

A transferência voluntária de recursos da União para os estados e municípios, bem como dos …