quinta-feira , setembro 24 2020
Página Inicial / Itapaci / Contratação de agentes de saúde e de endemias foi validada pelo TCM

Contratação de agentes de saúde e de endemias foi validada pelo TCM

Em entrevista coletiva do Chefe do Executivo de Itapaci à imprensa local, realizada recentemente, o prefeito Mário José Salles falou sobre uma questão que criou muitas dificuldades para a atual administração. Trata-se do concurso público realizado na gestão passada.

Haviam duas determinações do Tribunal de Contas dos Municípios, de que os agentes de saúde e endemias contratados no ano passado teriam que ser demitidos, porque no entendimento do TCM, aqueles servidores que foram contratados, conforme reza no edital, deveriam ter certificados do curso para exercer aquelas funções. Na época foi dado posse a esses servidores e só depois de contratados é que foram fazer os cursos.

Mas, o prefeito Mário José Salles, bem como o secretário de Administração Antônio Mendes, estiveram no Tribunal por várias vezes para tratar do assunto e, após intensas negociações, conseguiram reverter a situação, com o pagamento de multas. O concurso então foi validado, conforme decisão do TCM. O prefeito Mário Salles tranquiliza os servidores que estavam inseguros e com medo de perder seus empregos. “Fiquem tranquilos, o problema foi resolvido”.

Colégio Militar

Foto ilustrativa Colégio Militar

 

Como já publicamos em matéria anterior, o prefeito Mário José Salles, que mesmo antes de ser eleito, já reivindicava a instalação de um colégio militar em Itapaci, finalmente, foi atendido. Através de uma grande disputa no Estado, 96 município brigavam por três unidades que seriam instaladas esse ano. A cidade de Itapaci foi agraciada com uma dessas unidades. O Cegam (Colégio Estadual Geralda Martins) já é uma escola militar, conforme publicação no Diário Oficial do Estado. Agora, durante esse restante de 2017, será feito o trabalho para implantação desse novo modelo de ensino, na parte estrutural, pedagógica e disciplinar. É um trabalho que vai ser feito gradativamente.

Segundo o prefeito Mário, muita gente não tem noção de como será feita essa mudança. “Muitas pessoas ficaram desesperadas com o anúncio da instalação do colégio militar. Alunos, professores, servidores, pensando que vão perder seus empregos. É preciso que saibam que ninguém vai perder seu emprego e nem aluno vai perder a sua vaga. O que vai haver é uma sensível melhoria na qualidade do ensino e é óbvio que vai haver também, uma exigência maior de qualificação e preparação dos profissionais que irão atuar naquela unidade. Esse colégio foi uma conquista de grande importância para Itapaci”, afirmou o prefeito.

Vapt-Vupt Central

Unidade de Vapt-Vupt. Foto Ilustrativa

 

O prefeito Mário Salles informou também, durante a coletiva, que a unidade do Vapt-Vupt também já foi autorizada para Itapaci e funcionará no antigo forum. Segundo ele, os engenheiros do Governo de Goiás já estiveram em Itapaci e fizeram todo o levantamento necessário e já preparam o projeto junto com as modificações que terão que ser efetuadas.“Todos os órgãos que prestam serviço à população, vão ter seus espaços dentro do prédio. Lá, o cidadão poderá resolver todos os seus problemas”, informa o prefeito.

O Vapt-Vupt de Itapaci será central, ou seja, se alguma cidade circunvizinha receber também uma unidade do Vapt-Vupt, será um braço da unidade central de Itapaci, assim como o de Ceres, que tem unidade de Rialma como um braço.

Veja também

Itapaci 75 anos: Grande Show de Fogos marcará a data!

Apesar de nos últimos anos, a cidade de Itapaci ter contado com o “Itapaci é …