sexta-feira , junho 22 2018
Página Inicial / Itapaci / Crescimento expressivo da cidade de Itapaci contraria estimativas divulgadas pelo IBGE

Crescimento expressivo da cidade de Itapaci contraria estimativas divulgadas pelo IBGE

Itapaci continua sendo o quinto município mais populoso do Vale do São Patrício

  POR FLÁVIO DUARTE EM 02/09/2017

A cidade que mais cresce na região, tem apenas 21.691 habitantes, segundo estimativas do IBGE, que chegou a esses números por intermédio de projeções e não de contagens reais. Ora, se em 2010 os números revelavam apenas um pequeno crescimento populacional, isso não significa que nos anos seguintes tenham ocorrido fatos idênticos. A persistir assim, o município de Itapaci irá contabilizar apenas cerca de 400 eleitores anualmente, como vem ocorrendo desde 2010. A estimativa de 2016, apontava uma população de 21.323 e agora em 2017, apenas 21.9691, um pequeno aumento de 368 habitantes.

Itapaci, com toda certeza, os fatos apontam isso, é a cidade que mais cresce em toda região, através do expressivo aumento do número de domicílios e da quantidade de novas construções, além do considerável crescimento da mancha urbana. Isso sem contar com centenas de famílias que vieram de outras regiões para trabalharem na Vale Verde e Yamana Gold e se radicaram aqui. São fatos incontestáveis e que contrariam as projeções do IBGE. Ou seja, a discordância se evidencia, mais uma vez, enquanto o município se expande e a população não acompanha.

Os novos números apresentados não representam nenhum tipo de prejuízo financeiro direto, mas, eventualmente, podem gerar consequências danosas nas avaliações sobre o nosso município, em função do pequeno crescimento populacional que pode vir a representar um dado desestimulante.

De qualquer forma, o município de Itapaci se mantem com uma boa margem de segurança na faixa de transferências constitucionais a que temos direito, sobretudo o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Porém, acreditamos que esse erro será consertado em 2020, quando está previsto a realização de um novo Censo Demográfico Nacional, com a verdade sendo restabelecida.

Os números projetados e divulgados pelo IBGE, instituição nacional responsável pela guarda, controle e contagem da população brasileira, mais uma vez mostram um crescimento populacional negativo no município de Itapaci, pois sabemos, que temos atualmente, jogando por baixo, mais de 25 mil habitantes.

As informações são usadas pelo Tribunal de Contas da União no cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, além de servirem como referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos. O município de Itapaci tem como índice do FPM a referência 1.20. Se tivéssemos uma população acima de 23.773 habitantes esse índice subiria para 1.40, culminando com um aumento considerável nos números do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Veja também

Itapaci – Alunos do Colégio Militar recebem condecoração por bom desempenho

  POR FLÁVIO DUARTE EM 09/06/2018 O Colégio da Polícia Militar Geralda Andrade Martins, da …