quinta-feira , novembro 26 2020
Página Inicial / Goiás / Dom Giovani Carlos é ordenado o quarto bispo da Diocese de Uruaçu. A Posse acontece no próximo sábado

Dom Giovani Carlos é ordenado o quarto bispo da Diocese de Uruaçu. A Posse acontece no próximo sábado

Fonte: Diocese de Uruaçu

Na manhã do sábado, 5, aconteceu na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Brasília, a ordenação episcopal do quarto bispo diocesano de Uruaçu, Dom Giovani Carlos Caldas Barroca. O cardeal Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador (BA) e primaz do Brasil, foi o bispo ordenante. Foram co-ordenantes, o bispo de Luziânia (GO), presidente do Regional Centro-Oeste, Dom Waldemar Passini Dalbello; e o administrador diocesano de Brasília, Dom José Aparecido Gonçalves.

A celebração, que aconteceu na Catedral de Brasília, contou com a participação de pessoas mais próximas ao novo bispo devido à pandemia do coronavírus. Amigos, familiares, representantes da Arquidiocese de Brasília e da Paróquia São Miguel Arcanjo, no Recanto das Emas (DF), a qual ele foi pároco por 25 anos. Participaram também, membros da Diocese de Uruaçu. A celebração teve ainda a presença de 19 bispos do Regional Centro-Oeste e de outros regionais, bem como um representante da Nunciatura Apostólica e do secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Dom Joel Portella Amado. A cerimônia contou com a presença de 40 sacerdotes, entre eles, o administrador diocesano de Uruaçu, padre Francisco Agamenilton Damascena; vários religiosos, religiosas e seminaristas.

Fonte: Diocese de Uruaçu
Fonte: Diocese de Uruaçu

O cardeal Dom Sérgio deixou palavras de ânimo e encorajamento a Dom Giovani, como que preparando-o para a missão que se aproxima na Diocese de Uruaçu. “Caríssimo Dom Giovani, como todos sabemos, o báculo episcopal costuma ser belo, adornado artisticamente, porém, pesado. Aquele que o recebe em sua fragilidade não teria forças para carregar este báculo, a não ser contando com as mãos fortes e misericordiosas do Senhor do rebanho e esperando contar com as mãos fraternas e acolhedoras dos presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, leigos e leigas, especialmente da sua nova família, a Diocese de Uruaçu. Por fim, querido irmão, a cena bíblica meditada no evangelho nos leva a olhar para o sucessor de Pedro. Por isso, lembre-se sempre de exercer o episcopado em profunda comunhão com o Santo Padre e com o Colégio Episcopal a começar pelo Regional Centro-Oeste, a Conferência Episcopal, promovendo a unidade da Igreja e zelando pela integridade da fé. Ao querido papa Francisco a nossa gratidão sincera e profunda por tê-lo escolhido para o episcopado”.

Fonte: Diocese de Uruaçu

No próximo sábado, 12 de setembro, acontecerá na Catedral Imaculado Coração de Maria, na cidade de Uruaçu (GO), a posse de Dom Giovani Carlos Caldas Barroca. A transmissão será feita ao vivo por vários meios de comunicação que a Diocesse irá divulgar nos próximos dias.

Siga-nos em Nossas Redes Sociais e tenha também acesso a conteúdo exclusivo e promoções:

GRUPO NO WHATSAPP | INSTAGRAM | FACEBOOK |

Veja também

Itapaci: Candidata a Prefeita é condenada por postar informações falsas acerca da atual gestão da cidade.

A candidata do PODEMOS, Gisele Lisboa Rocha, foi condenada pela segunda vez nessas eleições, na …