segunda-feira , fevereiro 24 2020
Página Inicial / Goiás / Em Itapaci dia de São Sebastião é comemorado com missas, terços, folia, almoço e jantar

Em Itapaci dia de São Sebastião é comemorado com missas, terços, folia, almoço e jantar

Na história, São Sebastião era um soldado romano que foi martirizado por professar e não renegar a fé em Cristo Jesus. Sua história é conhecida somente pelas atas romanas de sua condenação e martírio. O santo é motivo de uma programação festiva e religiosa ao longo do dia

Na Fazenda Lages, mais uma comemoração ao Dia de São Sebastião, como é
feita anualmente, com missa e almoço aos presentes. Fotos: JORNAL VALE NOTÍCIA

Para comemorar, mais uma vez, uma missa, seguida de um farto almoço, aconteceu na Fazenda Lages, de propriedade do agropecuarista João Batista Curió, que há anos realiza esse evento em comemoração ao Dia de São Sebastião, coma presença de religiosos, amigos, familiares e convidados.

São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos. Também foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida. O coração de São Sebastião tinha esse desejo: tornar-se mártir. E um apóstata denunciou-o para o Império e lá estava ele, diante do imperador, que estava muito decepcionado com ele por se sentir traído. Mas esse santo deixou claro, com muita sabedoria, auxiliado pelo Espírito Santo, que o melhor que ele fazia para o Império era esse serviço: denunciando o paganismo e a injustiça.

JANTAR NA FAZENDA DO CASAL VICENTE PARREIRA E DONA ZILMA

Também na Fazenda do casal Vicente Parreira e Dona Zilma, na região do Izidoro, a folia de São Sebastião, do Grotão, se fez presente numa bela manifestação tradicional que reverencia os dogmas Católicos com traços Europeus e Africanos. É a importação de costumes vindos com os portugueses e misturados com a inserção africana no Novo Continente. Na sua representação os espaços de atuação são específicos e distintos. As regras pré-estabelecidas são respeitadas e respaldadas fortalecendo o espírito tradicional. Para que o momento de atuação terminasse positivamente, com o devido louvor a São Sebastião, todas as normas e etapas foram praticadas. Após a apresentação da folia, um terço foi realizado seguido de um jantar servido a todos os presentes.

Vicente Parreira e Dona Zilma recebem a bandeira de São Sebastião

Veja também

Jornal Argumento: “pré-candidatos a prefeitura de Goiânia não querem apoio de Caiado

Jornal Argumento: “Pré-candidatos a prefeitura de Goiânia não querem apoio de Caiado” O Jornal Argumento, …