segunda-feira , novembro 19 2018
Página Inicial / Goiás / FOLIA DE SANTOS REIS EM ITAPACI: MAIS VIVA DO QUE NUNCA

FOLIA DE SANTOS REIS EM ITAPACI: MAIS VIVA DO QUE NUNCA

Projeto Cultural: “Um dia de Folia”. Fotos e Vídeo: JORNAL VALE NOTÍCIA


VEJA VÍDEO ABAIXO:

A Folia de Reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santo Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira. Trata-se de uma das festas folclóricas mais emblemáticas do país. Possui um caráter cultural e religioso e ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos Três Reis Magos).

Isoladamente, quando se fala de Folia de Reis, o termo “Mago” aparece e essa terminologia se aplica aos sacerdotes da antiga religião persa que formavam uma casta coesa e poderosa. Eram tidos como sábios e possuidores de dons divinos. Seu contato com o outro mundo se fazia por meio dos astros, dedicando-se, por isto, ao estudo da Astronomia e às práticas astrológicas. Por causa desse prestígio, eram comumente escolhidos para preceptores dos príncipes persas.

No interior do Brasil, essa data é festejada com os chamados reisados. Em geral são formados por grupos que percorrem as casas pedindo presentes e entoando cânticos folclóricos:

Em Itapaci, a Escola Estadual Santa Terezinha, através do Projeto Inclusão Cultural de Itapaci, com a coordenação da professora Sílvia de Cássia Barbosa Pereira, busca despertar nos alunos a preservação do patrimônio material e imaterial e incentivar para que não morra a tradição ao passar de geração em geração.

No caso da Folia de Reis, é perceptível a importância deste trabalho para a sociedade como um todo, pois pode revelar aos jovens os costumes que são passados de geração em geração. Outro fato de muita importância para a sociedade é o contato feito pela Folia de Reis com o expectador, de uma forma alegre e contagiante de representação artística, fazendo com que os jovens conheçam a beleza e o colorido desse festejo, e com que entendam a magiados seus versos apresentados em forma de cantoria.

Este trabalho sobre a Folia deReis almeja que os jovens e a comunidade em que estão inseridos, conheçam um pouco sobre a história de uma cultura que é passada por nossos antepassados, um costume religioso e com uma cultura muito rica, que mistura a dança, a declamação de trovas e encenações, e que está presente em todo o país.

É esse o objetivo da Escola Estadual Santa Terezinha, manter viva a tradição da Folia de Reis em nosso município e região.

Veja também

Itapaci EC faz bonito e conquista o campeonato Super Liga do Norte

Prefeito de Itapaci Mário Salles comemora o título da equipe itapacina. Fotos: Jornal Vale Notícia …