sexta-feira , julho 19 2019
Página Inicial / Goiás / Goiás lidera ranking nacional do Sistema de Avaliação da Educação Básica

Goiás lidera ranking nacional do Sistema de Avaliação da Educação Básica

Ministro destacou desempenho do Estado

 

De acordo com as informações  apresentadas pelo ministro Rossielli Soares, Goiás é o único presente nos dois grupos de Estados que despontaram: por apresentar proficiências médias em ambos os componentes avaliados (Português e Matemática) em todas as etapas da educação avaliadas (Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo); e por conseguir agregar mais pontos de proficiência média ao desempenhos de seus estudantes em relação a 2015, também em ambos componentes e em todas as etapas avaliadas (Acre, Alagoas, Ceará, Goiás, Piauí, Tocantins).

Os dados positivos também apontam que Goiás obteve as maiores médias em desempenho dos estudantes na história do Saeb. A rede estadual de educação goiana bateu os próprios recordes nas médias de Português e Matemática em todas as séries avaliadas confirmando os dados do Sistema de Avaliação Educacional de Goiás de 2017 (Saego), que já tinham apontado esse avanço da proficiência dos alunos.  
 
As médias de Matemática do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) evoluíram de 214,11 (2011) para 240,43 (2017). Já as de Português passaram de 194,87 (2011) para 226,67 (2017).  No Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), o salto em Matemática foi de 244,15 (2011) para 263,35 (2017) e, em Português, de 239,23 (2011) para 266,6 (2017). No Ensino Médio, as médias de Matemática, que eram de 267,01 (2011) cresceram para 271,61 (2017) e as de Português de 262,75 (2011) alcançaram 270,77 (2017).
 
Conquistas
 
“Quero parabenizar os gestores da Educação, os professores e servidores administrativos, que são os principais responsáveis por esses resultados junto com os alunos da rede estadual”, celebrou o governador e candidato à reeleição Zé Eliton. “Trabalhamos olhando sempre à frente e, com esse olhar voltado para o futuro, estamos propondo inovações que certamente irão ampliar essas conquistas como a implantação da Bolsa de Incentivo à Permanência na escola, que visa o sucesso dos jovens na sua trajetória escolar e em seus projetos de vida”, comentou.
 
O mestrado profissional para os professores, que aposta no aprimoramento e na melhoria da remuneração de todos os educadores, também é um novo passo rumo a esse futuro sempre melhor, na opinião de Eliton.  “Somos o estado que mais avançou e temos muitas propostas. Goiás vai ter a Educação mais moderna e inovadora do Brasil”, comemorou a candidata a vice-governadora de Goiás e ex-secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira. Segundo ela, a rede estadual de ensino está preparada para crescer cada vez mais.
 
“Se os professores e diretores não tivessem pegado com empenho, com competência e com confiança, esse resultado não teria sido tão positivo. Então estou muito feliz e grata a cada coordenador, diretor, professor, aluno e a cada pai de família, que são o conjunto da educação e que são responsáveis por esse resultado espetacular. Estou com muito orgulho de todos que fazem parte da rede”, agradeceu a ex-secretária.

 

 

 

 

Veja também

SÓ ALEGRIA NO ACAMPAMENTO DA ASSOCIAÇÃO DOS CAVALEIROS NA ROMARIA DE GUARINOS

Nesse ano uma inovação, apresentação da Folia de Nossa Senhora da Penha Após as orações …