sexta-feira , junho 22 2018
Página Inicial / Goiás / Governador é convidado de Temer para lançamento do Plano Progredir

Governador é convidado de Temer para lançamento do Plano Progredir

Pioneiro no Brasil na implantação de programa estadual de transferência direta de renda – a Renda Cidadã –, o governador Marconi Perillo foi convidado especial do presidente Michel Temer para o lançamento, nesta terça-feira, dia 26, do Plano Progredir, que visa capacitar os beneficiários da Bolsa Família. 

Foto: Eduardo Ferreira

FLÁVIO DUARTE – 23/10/2017 ÁS 16:30HS

Marconi participou da solenidade, realizada no Palácio do Planalto, na condição de proponente do uso do cartão magnético para o pagamento, em dinheiro, do benefício de segurança alimentar, o que resultaria, em 2003, na criação do Bolsa Família pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na fileira de autoridades mais representativas durante a solenidade, Marconi ocupou lugar de destaque por ser a autoridade pública que inspirou a Bolsa Família, programa similar ao Renda Cidadã e que, com o programa lançado hoje, ganha novos contornos de inclusão das famílias beneficiadas. Quando do lançamento do programa, o então presidente Lula fez questão de dar crédito ao governador Marconi Perillo, considerado por ele o chefe de governo estadual que mais se preocupava com a adoção de políticas de cunho social.

O governador disse que o criador do Progredir, ministro Osmar Terra (Desenvolvimento Social) é um ministro preparado, com apoio fundamental do Banco Central, que vai colocar R$ 3 bilhões em recursos federais à disposição do programa”, disse Marconi. “Na minha avaliação, o Progredir é um passo à frente para os brasileiro, uma garantia de mais dignidade e de mais cidadania”, afirmou o governador.

“Vou lembrar aqui o governador Marconi Perillo. E faço aqui justiça: além de ser o estado que mais tem essa política de renda, foi o companheiro que, na primeira reunião que tivemos de governador, sugeriu a ideia da unificação das políticas sociais desse País”. Por sua contribuição à criação e ao aperfeiçoamento de vários programas sociais, dentre eles destacam-se ainda o Salário Escola, o Cheque Mais Moradia Reforma e a Bolsa Universitária, o governador recebeu convite especial do presidente Michel Temer para testemunhar o anúncio deste mecanismo de valorização das famílias beneficiárias do Bolsa Família.

“Desde que nós criamos em Goiás o programa Renda Cidadã, em 1999, que acabou inspirando o governo federal e outros governos, nós temos procurado portas de entrada para o emprego e para autonomia das famílias que muitas vezes necessitam da transferência de renda”, disse o governador Marconi Perillo após participar do lançamento do Plano Progredir. “O que o Progredir quer é exatamente isso: oferecer crédito e formação profissional para que as famílias e seus filhos possam ter uma formação e tocar um negócio, para que mais à frente não precisem mais da Bolsa Família“, disse Marconi.

Veja também

Romaria de Nossa Senhora da Penha começa nesta sexta-feira (22) em Guarinos

A festa em Louvor à Nossa Senhora da Penha, completa 268 anos em 2018 e …