segunda-feira , fevereiro 24 2020
Página Inicial / Goiás / Implantação de placas do Mercosul em veículos brasileiros tem início ainda este mês

Implantação de placas do Mercosul em veículos brasileiros tem início ainda este mês

Segundo o diretor do Detran-GO, as placas padrão Mercosul trarão mais segurança para motoristas e órgãos de trânsito

Segundo o diretor do Detran-GO, as placas padrão Mercosul trarão mais
segurança para motoristas e órgãos de trânsito (Foto: Douglas Mafra/Detran)

A implantação do novo modelo de placas veiculares já tem data estipulada. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a partir do dia 31 de janeiro os brasileiros devem adotar o padrão Mercosul. Segundo o diretor técnico do Detran-GO, Isac Silva de Souza, as novas placas trarão mais segurança para motoristas e órgãos de trânsito. O modelo Mercosul será exigido nos casos de: primeiro emplacamento do veículo; substituição de qualquer uma das placas em decorrência de mudança de categoria do veículo ou furto, extravio, roubo ou dano da placa; mudança de estado ou município; ou quando houver necessidade de instalação da segunda placa traseira.

Os veículos com placas cinzas podem circular normalmente, sem necessidade de substituição. Contudo, o proprietário que preferir, poderá optar voluntariamente pelo novo modelo procurando os estampadores credenciados pelo Detran e Denatran. “Além de maior segurança, o novo modelo virá com maior quantidade de letras, possibilitando mais combinações. As placas ainda terão um código QR-Code que permitirá, através do sistema do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), obter todas as informações do veículo e motorista”, afirma.

Novas placas padrão Mercosul (Foto: Reprodução)

O Detran-GO estabeleceu que o valor máximo para novas placas no Estado de Goiás será de R$ 120. De acordo com o diretor Isac Silva, esse valor “está dentro da média nacional”. A placa padrão Mercosul será revestida de uma película branca retrorrefletiva, terá uma faixa azul na margem superior e o logotipo do Mercosul no lado esquerdo. Do lado direito, ficará a bandeira nacional com inscrição “Brasil”. A identificação terá sete caracteres alfanuméricos em alto relevo, na sequência LLL NLNN (letras e números).

As cores dos caracteres varia, de acordo com cada tipo de carro. Para os veículos particulares, as letras e os números terão a cor preta. Para carros de aluguel ou autoescola, será vermelha. Automóveis oficiais e de representação vão utilizar a cor azul. Veículos diplomáticos terão caracteres dourados e os de coleção serão identificados pela cor cinza.

FONTE: MAIS GOIÁS

Veja também

Jornal Argumento: “pré-candidatos a prefeitura de Goiânia não querem apoio de Caiado

Jornal Argumento: “Pré-candidatos a prefeitura de Goiânia não querem apoio de Caiado” O Jornal Argumento, …