quarta-feira , setembro 23 2020
Página Inicial / Pilar de Goiás / Iniciada 20ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Iniciada 20ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

A 20ª edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios teve início nesta segunda-feira (15). Em duas décadas de mobilização, o evento se consolidou como o maior evento político em número de autoridades do mundo. As conquistas da Marcha, liderada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), superam a marca de R$ 500 bilhões. O evento ocorre no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e se encerra na quinta-feira, 18.

Na pauta, as reformas que estão em discussão no Brasil vão nortear os debates. Aa programação do evento prevê debates e palestras com a presença de autoridades dos três Poderes sobre temas essenciais às administrações municipais. Os presidentes da República, Michel Temer, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, estão entre as autoridades que deverão participar da mobilização.

O prefeito Sávio Soares, que tem participado efetivamente de todos os movimentos em defesa do seu município, já se encontra na capital federal participando ativamente dessa 20ª edição da Marcha em Brasília. Está acompanhado pelo vice-prefeito João Grillo; pelo presidente da Câmara Municipal, Hérculel (Leleu); e pelos vereadores Hélio Gonzaga, André Corsini e Lourival (Loro)

Programação
As principais reivindicações dos Municípios junto ao Executivo, ao Legislativo e ao Judiciário serão apresentadas e debatidas na programação principal. Os gestores também vão poder relembrar e celebrar as principais conquistas do movimento municipalistas obtidas por meio de duas décadas de evento.

A Marcha também será palco para o lançamento de projetos importantes para os Municípios. Entre esses, destacam-se o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), que visa a reconhecer o valor do trabalho das lideranças femininas na gestão pública municipal; e a Mandala de Desempenho Municipal, ferramenta de gestão com indicadores vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Municípios. Outro projeto de destaque é a Rede Municípios Doadores, que tem como proposta consolidar a rede de doadores e evitar a queda dos níveis de estoques de sangue nos hemocentros.

Paralelo à programação principal da Marcha, a CNM promove o Congresso Internacional Municipalista, em parceria com a Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (Flacma). O Congresso vai reunir lideranças internacionais do movimento municipalista para discussão e alinhamento dos interesses dos Municípios ao redor do mundo, além de promover o intercâmbio de experiências para possíveis soluções conjuntas de problemas comuns. Fonte: CNM

Veja também

Praças de Pilar de Goiás, passam por revitalização!

Para que os moradores encontrem mais conforto com o passar da pandemia, seguem firmes e …