quinta-feira , fevereiro 22 2018
Página Inicial / Itapaci / Itapaci – Alta demanda de pacientes de outros municípios afeta atendimentos de saúde

Itapaci – Alta demanda de pacientes de outros municípios afeta atendimentos de saúde

O atendimento de saúde em Itapaci para pacientes vindos de cidades vizinhas da região tem causado impactos financeiros e nas demandas de atendimento aos cidadãos do  município.
Prefeito de Itapaci, Mário José Salles. Foto: Jornal Vale Notícia

 

JORNAL VALE NOTÍCIA  – POR FLÁVIO DUARTE EM 12/09/2017

Segundo o prefeito Mário José Salles, em uma coletiva com a imprensa local realizada no último dia 11/09, Itapaci recebe mensalmente o teto de R$ 277.000,00 do SUS (sistema Único de Saúde), recursos insuficientes até mesmo para custear a saúde do município, quanto mais para estender aos municípios vizinhos. Na prática, no entanto, a cidade acaba bancando os procedimentos dos outros municípios, afetando diretamente os cofres do município e o bom atendimento ao cidadão itapacino.

“O município tem a obrigação de repassar à saúde 15% da sua receita, mas estamos repassando cerca de 29% e, mesmo assim, não estamos dando conta da demanda. Cada vez mais o município de Itapaci vai precisar demonstrar ao Estado e aos municípios que fazem uso do hospital municipal, que, da maneira que está, a prefeitura não consegue mais. Estamos literalmente pagando a conta dos outros e colocando em risco o atendimento aos pacientes residentes. Ao absorver a demanda vinda de outros municípios, a oferta disponível para pacientes da cidade acaba ficando menor”, pontuou o prefeito Mário Salles.

Para minimizar esse problema, a Secretaria Municipal de Itapaci irá rever todas todas as chamadas pactuações – oferta de vagas para a região – com as cidades vizinhas. “Estamos num esforço enorme para dar conta da nossa demanda reprimida, e ainda ter que ser preocupar com a dos outros, não dá”, frisou o prefeito.

Segundo o prefeito, é por esse motivo que à vezes, pacientes de fora são prejudicados, mas o município não tem condições de suportar essa demanda. A solução passa por maior contrapartida do Estado para que os municípios tenham condições de atender seus próprios pacientes.

“É um problema que não é do município, é do Estado, que precisa dar uma solução para este problema da região, porque Itapaci não está mais suportando. Precisamos ter a contrapartida do Estado para resolver esse problema e pactuações com os municípios vizinhos que não dispõem de hospitais e enviam seus pacientes para cá”, disse.

“O hospital de Itapaci é municipal e por isso iremos cadastrar todos os moradores de Itapaci e criar o Cartão de Saúde para que tenham o atendimento preferencial devido e de qualidade em nossas unidades de saúde. Não podemos deixar de atender a nossa comunidade para propiciar atendimento a moradores de outras cidades. Vamos atendê-los sim, desde que tenhamos saldo no teto do SUS”, disse o prefeito.

Hospital Municipal de Itapaci, o mais estruturado da região recebe pacientes de várias cidades

 

Veja também

Itapaci: ex-vereadores buscam na justiça receber 13º salário retroativo após decisão do STF

Quatro ex-vereadores protocolaram na justiça requerimento no qual solicitam à prefeitura de Itapaci, pagamento retroativo …