sexta-feira , junho 22 2018
Página Inicial / Itapaci / Itapaci – Prefeitura em audiência pública apresenta Plano Municipal de Saneamento Básico

Itapaci – Prefeitura em audiência pública apresenta Plano Municipal de Saneamento Básico

A Prefeitura Municipal de Itapaci promoveu na manhã dessa quarta-feira (11/10) uma audiência pública conduzida pela analista ambiental da empresa Nafer Engenharia Ambiental, contratada pela prefeitura, para a elaboração e apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico. O evento aconteceu no parlamento da Câmara Municipal de Itapaci com a presença de autoridades do município e de membros da sociedade.

A Audiência Pública aconteceu no parlamento da Câmara Municipal de Itapaci. Fotos e Vídeo: JORNAL VALE NOTÍCIA

 

  POR FLÁVIO DUARTE EM 11/10/2017

Durante a audiência se discutiu sobre os mecanismos e procedimentos para a avaliação sistemática da eficiência e eficácia das ações programadas para os quatro eixos: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos; e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas no município para os próximos 20 anos.

Segundo a analista ambiental Isadora, a partir dos estudos, a prefeitura terá instrumentos para atualização de dados mensal e anual. “O município que tiver essa organização terá mais facilidade em conseguir recursos para executar ações previstas no Plano”, explicou ela.

Para o prefeito Mário Salles, que não pode estar presente, devido a um outro compromisso, disse à nossa equipe, que o plano é uma ferramenta de gestão e administração do poder público. Ele auxilia na tomada de decisões futuras, apresenta intervenções necessárias e o cronograma das ações de curto, médio e longo prazo, além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população; a manutenção de um meio ambiente saudável e equilibrado, além de promover a conformidade legal frente às políticas públicas vigentes.

“O PMSB traça os caminhos para a melhoria das condições de saúde, qualidade de vida e o desenvolvimento local comprometido com a conservação dos recursos naturais, em especial da água e do solo”, disse ele.

Após as discussões com a comunidade, o PMSB deve ser apreciado pelos vereadores e aprovado pela Câmara Municipal. Aprovado, o plano passa a ser a referência de desenvolvimento do município, estabelecidas as diretrizes para o saneamento básico e fixadas as metas de cobertura e atendimento com os serviços de água; coleta e tratamento do esgoto doméstico, limpeza urbana, coleta e destinação adequada do lixo urbano e drenagem e destino adequado das águas de chuva.

Estiveram presentes: primeira-dama e secretária de Assistência Social, Dona Regina Salles; secretário de Administração Peu do Sindicato; vereadores Antônio Mendes e Paulo Sérgio de Melo, encarregado da Saneago Unidade de Itapaci, Donizete Teles, diretor de Comunicação Neto Lelis, dentre outros secretários, servidores do município e membros da sociedade.

VEJA VÍDEO ABAIXO:

 

Veja também

Itapaci – Alunos do Colégio Militar recebem condecoração por bom desempenho

  POR FLÁVIO DUARTE EM 09/06/2018 O Colégio da Polícia Militar Geralda Andrade Martins, da …