sexta-feira , junho 22 2018
Página Inicial / Itapaci / Itapaci: prefeituras vizinhas se reúnem para discutir destino do lixo urbano

Itapaci: prefeituras vizinhas se reúnem para discutir destino do lixo urbano

 

PUBLICADO EM 30/06/2017

Prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente de cinco municípios da região se reuniram na última quinta-feira (30) na prefeitura de Itapaci, para discutirem, dentre outros assuntos, a melhor forma para a destinação correta dos resíduos sólidos.

Segundo o Ministério da Agricultura e Meio Ambiente, o sistema de consórcio é a solução para a gestão do lixo dos pequenos municípios, sendo uma alternativa mais sustentável e economicamente viável para solucionar a sua destinação.

De acordo com o prefeito de São Luiz do Norte, Jacob Ferreira, a união dos municípios para a realização da gestão consorciada de seus resíduos sólidos poderá não dar certo, por isso discutem uma nova forma que seja viável e econômica para os municípios em questão e que possa, efetivamente, resolver o problema em comum de forma eficiente e sustentável.

“Este é um tema que impacta os municípios e a solução é mais fácil se for coletiva. Por isso, estamos nos reunindo com os demais prefeitos que também sofrem com o mesmo problema do lixo e que não estão conseguindo buscar alternativas viáveis. Precisamos encontrar uma forma que facilite o desenvolvimento do projeto, atendendo as necessidades de todos os municípios. E uma das propostas é repassar para a iniciativa privada a responsabilidade da implantação do aterro sanitário em um local que possa atender, efetivamente, os cinco municípios”, disse o prefeito de Itapaci Mário Salles.

Já o prefeito de Hidrolina , Zazá Elói, disse que individualmente, as prefeituras não conseguirão resolver o problema do lixo e juntos terão mais força. “A iniciativa de unirmos as forças irá beneficiar enormemente as nossas comunidades”, afirmou.

O anfitrião do encontro, prefeito de Itapaci Mário José Salles, disse estar convencido de que através da união dos municípios, irão encontrar uma solução para a região dar o destino correto para todos os resíduos sólidos. “Vivemos em uma mesma região e todos nós, de alguma forma, estamos interligados. Então, com empenho de todos os prefeitos iremos resolver esse sério problema do lixo”, asseverou Mário Salles.

Estiveram presentes à reunião, os prefeito de Itapaci Mário Salles; de Hidrolina Zazá Elói; de São Luiz do Norte, Jacob Ferreira. O prefeito de Pilar de Goiás, Sávio Soares, não pode comparecer mas enviou o secretário de Meio Ambiente, Saulo de Souza. Também a prefeita de Guarinos, Ana Maria não compareceu, mas foi representada pelo secretário de Saúde e Meio Ambiente, Antônio Marcos. Participaram também do encontro, o secretário de Meio Ambiente de Itapaci, Vilmar José dos Santos; de São Luiz do Norte, Vinícius Siqueira e de Hidrolina, Henrique Bonifácio Ferreira e do diretor de comunicação da prefeitura de Itapaci, Neto Lelis.

Os prefeitos e demais secretários de Meio Ambiente se comprometeram dar seguimento às propostas e marcaram um novo encontro na próxima quarta-feira, dia 05 de julho.

Veja também

Itapaci – Alunos do Colégio Militar recebem condecoração por bom desempenho

  POR FLÁVIO DUARTE EM 09/06/2018 O Colégio da Polícia Militar Geralda Andrade Martins, da …