terça-feira , agosto 20 2019
Página Inicial / Goiás / Itapaci – Servidor público municipal valorizado: prefeito Mário concede Licenças Prêmio

Itapaci – Servidor público municipal valorizado: prefeito Mário concede Licenças Prêmio

Prefeito de Itapaci Mário Salles reúne servidores e
concede licenças prêmio. Fotos: JORNAL VALE NOTÍCIA

Desde que assumiu a Prefeitura de Itapaci, o prefeito Mário José Salles e as secretarias de Finanças, Administração e Recursos Humanos, já concederam diversos benefícios aos servidores públicos municipais, entre eles, a concessão de 105 licenças prêmios, de 2017 a julho de 2019. E no dia de hoje (14/08), mais 10 licenças foram autorizadas pelo prefeito Mário Salles em um encontro na sala de reuniões da prefeitura. Dessas 10 licenças, 8 foram para servidores da Educação, 1 para a Saúde e outra para a Secretaria de Transportes. Além disso, mais 6 servidores do município receberam averbação por tempo de serviço. De acordo com o chefe do executivo, desde o início da administração uma das prioridades é a valorização dos servidores públicos.

Prefeito Mário ao lado ao secretário de Recursos
Humanos Ubiratan Rafael, autoriza licenças prêmio

Segundo ele, entrou para administrar a cidade de Itapaci pensando muito nos servidores municipais, já que é pelas mãos deles, que a máquina funciona literalmente. “Nós só damos um norte e um posicionamento e eles executam, precisávamos valorizar a categoria, e é o que estamos fazendo”, inclusive com o pagamento dentro do mês trabalhado”, disse.

À nossa reportagem, ele destacou os benefícios concedidos aos servidores em sua gestão. “Iniciamos a nossa administração com o recadastramento de todos os servidores públicos municipais, através do Decreto 013/2017”. Ressaltou também, que a prefeitura conta atualmente com um quadro de 609 servidores, sendo do quadro efeftivo, pensionistas, aposentados temporários, comissionados e agentes políticos. Lembrou ainda, que no mês de março de 2017, foram convocados os candidatos aprovados em Concurso Público, com o objetivo de compor o quadro do Magistério no total de 12 professores PI.

Recordou também, que entre os períodos de janeiro de 2017 a julho se 2019, a prefeitura, através da secretaria de Recursos Humanos, concedeu 27 aposentadorias, sendo: 11 por idade, 11 por tempo de contribuição, 01 especial e 4 por invalidez. Vale dizer ainda que, de janeiro de 2017 a julho de 2019, a prefeitura concedeu 27 licenças maternidade de 180 dias.

São muitos os benefícios concedidos aos servidores do município, e é preciso citar que através de convênios firmados com a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco, foram disponibilizados a todos os servidores de cargo efetivo, a contratação de consignados, facilitando, consequentemente, a vida do servidor e resultando na injeção de mais de 4 milhões de reais no município. E mais: foram concedidas a pedido do servidor municipal, 20 licenças para interesse particular, entre janeiro de 2017 a julho de 2019.

Atualmente, o grande gargalo da Secretaria Municipal de Recursos Humanos é a concessão do direito adquirido, baseado no Estatuto do Servidor Público Municipal de Itapaci, o gozo da Licença Prêmio, que a cada quinquênio adquire o direito de três meses de Licença Prêmio Remunerada. Por isso, a gestão de Mário José Salles, vem cumprindo e buscando mecanismos que solucionem esse gargalo, na concessão desses benefícios.

E AINDA:

  • 01 licença para aprimoramento profissional, para o período de dois anos e remunerado;
  • 03 licenças para tratamento de pessoa da família, remunerado;
  • 18 servidores contemplados com o processo de Averbação por Tempo de Serviço;
  • 11 servidores do quadro efetivo, contemplados com o Adicional de Titularidade de 10%;
  • Equiparados os salários de servidores do quadro efetivo nos cargos de monitor de creche e monitor do PETI, ao salário de professor PI, 30 horas. No total nove servidores tiveram esta equiparação salarial;
  • Obedecendo o que determina o Estatuto do Magistério, 11 professores do quadro efetivo, tiveram suas habilitações de cargo, deferida pleo prefeito Mário Salles, passando de professor PII para PIII.

A gestão do prefeito Mário Salles, está fazendo valer o que determina a Lei e acima de tudo, tratando os servidores com dignidade, respeito e, principalmente, com muito carinho. Havia uma demanda reprimida de servidores que já tinham alcançado direitos e que ainda não haviam sido beneficiados. Segundo o prefeito, os direitos dos servidores devem ser assegurados e não medirá esforços para valorizar e reconhecer estes profissionais que de forma silenciosa, vêm, a décadas, prestando serviços à população. “Somos conhecedores dos problemas que herdamos e estamos buscando incansavelmente melhorias e dezenas delas já podem ser vistas pela cidade”, disse Mário.

REPORTAGEM E FOTOS: JORNAL VALE NOTÍCIA

Veja também

Secretário municipal de Saúde de Crixás é afastado pela Justiça

O afastamento é em razão da prática de vários atos de improbabilidade administrativa, que vêm …