terça-feira , setembro 29 2020
Página Inicial / Goiás / Lideranças políticas respaldam chapa sugerida por Marconi para 2018

Lideranças políticas respaldam chapa sugerida por Marconi para 2018

Lideranças políticas classificaram neste sábado como acertada a chapa da base aliada proposta pelo governador Marconi Perillo (PSDB) para 2018. Segundo parlamentares ouvidos pela reportagem, a proposta do tucano para que o vice-governador José Eliton (PSDB) seja o cabeça da disputa para o Palácio das Esmeraldas e o senador Wilder Morais (PP) concorra à reeleição para uma das vagas ao Senado reflete os nomes mais aceitos pela coalizão estadual para a disputa.

Presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti. Foto: Opinião Goiás

 

O presidente da Assembleia Legislativa, José Vitti, disse que José Eliton e Wilder vêm fazendo um grande trabalho em prol do Estado e que, ao lado de Marconi em 2018, farão muito mais pelo Estado. “Temos a convicção que o governador Marconi Perillo estará presente nesta chapa de 2018 como senador, o José Eliton como governador e a possibilidade do senador Wilder também compor a chapa como senador”, disse o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, José Vitti, em Encontro Estadual do Partido Progressista (PP). “O Senador Wilder vem realizando um grande trabalho pelo nosso Estado, é um senador que tem percorrido todos municípios goianos e trazido muitos recursos para Goiás”, disse Vitti.

Deputado Federal Alexandre Baldy (PTN). Foto: Kvooca.com

 

O deputado federal Alexandre Baldy (PTN) afirmou que a chapa proposta por Marconi reflete a continuidade, com perspectivas de manutenção do avanço, do desenvolvimento do Estado. “Com Marconi junto a essa formação eleitoral, teremos uma chapa que vai representar e liderar a continuidade do processo de desenvolvimento econômico e humano do Estado”, disse o parlamentar. “Com ela, teremos representação fortíssima em Brasília, permitindo um grande respaldo para que o futuro governador possa fazer uma administração forte e realizadora em prol do Estado”.

Deputado Estadual Gustavo Sebba (PSDB). Foto: ALEGO

 

O deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB) afirmou que a chapa proposta por Marconi representa bem a base aliada estadual. “O vice-governador José Eliton e o senador Wilder estão entre os melhores nomes da política de Goiás e do Brasil, não apenas pela qualidade do trabalho que fazem, mas por sua capacidade de diálogo de encaminhar as soluções para as demandas que são apresentadas a eles”, afirmou o parlamentar. “Como o respaldo de Marconi e da base aliada, essa será uma chapa forte”, disse Sebba.

Deputado Estadual Lucas Calil. Foto: ALEGO

 

Para o deputado estadual Lucas Calil, a chapa sugerida por Marconi “é extremamente pertinente, porque é composta por nomes que estão de fato preocupados com o aprofundamento do programa de governo do Tempo Novo”. “José Eliton e Wilder estão preocupados com as grandes demandas do Estado, têm compromisso com a população do Estado, têm maior diálogo com a base e estão contemplando os companheiros da base”, afirmou.

No Encontro Regional do PP realizado nesta sexta-feira (17 de março) na fazenda do senador Wilder, na saída de Goiânia para Nerópolis, Marconi disse que “do jeito que as coisas andam, meu voto é para José Eliton para governador e Wilder para senador”. “O senador Wilder é uma pessoa diferenciada em todos aspectos: na vida pessoal, empresarial, na vida política”, afirmou Marconi, ao ressaltar que o senador “nunca disse não ao povo de Goiás” e “não fica fazendo discurso apena para inglês ver”. ”

Marconi disse que se identifica muito com Wilder, que como ele tem origem humilde e apostou na força transformadora da Educação. “O senador está pavimentando a volta para o Senado com CBOQ, com pista de mão dupla”, afirmou o governador, ao ressaltar que toda vez que recorreu à liderança de Wilder, ele sempre esteve disposto a ajudar. “O senhor pavimenta seu caminho para voltar triunfalmente ao Senado”, reforçou.

O governador lembrou que Wilder Morais acaba de ser eleito para liderar um bloco de 13 senadores, do PP e PSD, fato que demonstra sua força política nacional. “Do jeito que as coisas estão indo, já tenho dois votos decididos: José Eliton para governador e Wilder Morais para senador”, arrematou Marconi.

Wilder agradeceu a palavras do governador e disse que Marconi é um político “diferenciado e que, segundo ele, o PP é o primeiro partido a declarar apoio a José Eliton para governo de Goiás. O vice-governador, por sua vez, retribuiu o apoio dizendo que “Wilder se dispõe sempre a ajudar, nunca a atrapalhar”. E o Brasil hoje, segundo o vice-governador, reconhece o talento do senador Wilder.

Participaram do encontro pepista o presidente nacional do partido, o senador Ciro Nogueira (PI), e os senadores José Medeiros (MT) e Ana Amélia (RS), os deputados federais Giuseppe Vecci (PSDB), Célio Silveira (PSDB) e Alexandre Baldy (PTN), os estaduais José Vitti, Hélio de Sousa e Francisco Oliveira (todos do PSDB) e Lincoln Tejota (PSD), o secretário Extraordinário Sandes Júnior (PP) e vereadores. Segundos os organizadores, 140 prefeitos participaram do evento.

Aliança Municipal pela Competitividade é estratégica para desenvolvimento integrado

O governo de Goiás apresentou, nesta semana, o Programa Goiás Mais Competitivo a um grupo composto por 24 prefeitos. A reunião foi dirigida pelo governador Marconi Perillo, e pelo secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, e contou com a presença do vice-governador José Eliton, além de outros secretários de Estado. Eles apresentaram a proposta da Aliança Municipal pela Competitividade aos gestores, que tem como objetivo alinhar esforços do Estado e Municípios para garantir melhor qualidade dos gastos públicos, mais produtividade e, com isso, melhor qualidade de vida dos cidadãos.

Os municípios presentes no encontro, que ocorreu na sala de reuniões do 10º andar, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, concentram dois terços das demandas sociais em saúde, educação, segurança pública e habitação, além de representarem 66% da população goiana. A meta é traçar planos que têm como objetivo a redução da mortalidade infantil; melhora na qualidade do aprendizado dos alunos da rede pública; diminuição da incidência de crimes contra a vida; e o déficit habitacional.

Para o vice-governador José Eliton, “a aliança traz ações transversais que são importantes para que possamos garantir bons resultados e eficiência”. A Aliança Municipal pela Competitividade vem de encontro com o pacote de investimentos anunciados pelo governo, na qual José Eliton tem recebido os prefeitos de todo o estado para discutir as demandas mais importantes dos municípios para aplicar melhor os recursos destinados.

Zé Antônio (Itumbiara):“Reconheço o trabalho e dedicação do nosso vice-governador José Eliton na condução desse processo. Foto: ALEGO

 

O prefeito de Itumbiara, Zé Antônio, afirmou que este é o momento mais especial da sua gestão, pois os primeiros meses do ano apresentam menor arrecadação, e o auxílio do governo para investimentos no município vai proporcionar mais qualidade de vida para a população de Itumbiara. “Reconheço o trabalho e dedicação do nosso vice-governador José Eliton na condução desse processo; são investimentos que vão alcançar todo o Estado e contribuir para o desenvolvimento de todas as regiões”, afirmou o gestor, ao relatar que utilizará o montante para pavimentação de ruas e, também, em urbanização de espaços públicos.

Prefeito de Jataí, Vinicius Luz. Foto: Centrooeste

 

De acordo com o prefeito de Jataí, Vinicius Luz, os recursos do pacote de investimentos do governo nos municípios serão utilizados para a revitalização de mais de 1 milhão de m² de asfalto. “Volto para Jataí com uma avaliação altamente positiva da condução do processo feita pelo vice-governador José Eliton; é uma parceria que vai proporcionar mais investimentos para nossa população”, disse, ao evidenciar que as obras beneficiarão prioritariamente bairros periféricos do município.

Prefeito de Hidrolândia Paulo Sérgio de Rezende e atual presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM). Foto: Marcos Kennedy

 

Em Hidrolândia os recursos destinados pelo governo de Goiás serão utilizados para o “término das obras do Estádio Municipal Manoel Soares França e, também, para o recapeamento de vias urbanas”, relatou o prefeito Paulo Sérgio de Rezende, que é o atual presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM). Investimentos em asfaltamento também é a prioridade de Alto Horizonte, afirmou o prefeito Cabo Borges, que destacou a importância da parceria e da visão inovadora do governador Marconi Perillo e do vice-governador José Eliton no repasse direto dos recursos aos prefeitos.

Para gestores, repasse direto faz a diferença na utilização dos recursos

Prefeitos goianos reconhecem iniciativa pioneira do governo em repassar diretamente às prefeituras os recursos do tesouro estadual oriundos de convênios firmados com o governo de Goiás. A decisão foi elogiada pelos gestores municipais durante reuniões ocorridas nesta semana com o vice-governador José Eliton, que segue com audiências com o objetivo de decidir juntamente com cada prefeito em quais áreas serão investidos os valores. Grande parte dos municípios destinará os recursos para pavimentação asfáltica.

Evandro Magal, prefeito de Caldas Novas: “Nunca tinha visto essa liberdade que o governo deu”. Foto: DM

 

Em Caldas Novas, o prefeito Evandro Magal também usará a verba para pavimentação asfáltica. De acordo com ele, cerca de oito bairros serão beneficiados. Magal, avalia a maneira como estão sendo destinados os recursos como “democrática e inovadora”. “Nunca tinha visto essa liberdade que o governo deu, de nos mostrar o caminho, que avalio como correta, porque são os prefeitos quem absorve as demandas dos munícipes. É um espirito público inovador, democrático, participativo e, acima de tudo, de muita sensibilidade político-administrativa”, elogiou.

Weber Reis Lacerda: desenvolvimento do Nordeste goiano. Foto: DM

 

O prefeito de Sítio D’Abadia, Weber Reis Lacerda, direcionou os investimentos para pavimentação asfáltica. Ele relatou a satisfação que teve com o resultado da audiência com o vice-governador José Eliton. “Reunião muito produtiva em que foi reafirmado o apoio do governo de Goiás para alavancar o desenvolvimento do Nordeste goiano”, disse.

Prefeito de Cocalzinho Alair Ribeiro. Foto: PM Cocalzinho

 

Do Leste do estado, o prefeito de Cocalzinho, Alair Ribeiro, assim como a maioria, decidiu utilizar os recursos no asfaltamento de bairros. Ele destacou que esta é a principal prioridade do município, que tem perto de 27 mil habitantes. “Temos dois distritos, e um deles, o Girassol, praticamente dobrou o número de habitantes nos últimos cinco anos; só do programa Minha Casa Minha Vida foram duas mil novas casas”, acentuou. Alair Ribeiro disse, ainda, que vai buscar formas alternativas de pavimentação, como a utilização de paralelepípedo sextavado que tem vida útil maior que a pavimentação convencional. “Agradeço ao governador e ao vice-governador por tudo o que estão fazendo pela população de Cocalzinho”, completou. Fonte: Diário da Manhã

Veja também

Goiás é o único estado a atingir meta do Ideb no Ensino Médio

Estudantes goianos atingiram a meta de 4,8 estipulada para o ano passado e ficaram acima …