sexta-feira , junho 22 2018
Página Inicial / Goiás / Marconi entrega balanço de execução do Plano de Governo ao TRE

Marconi entrega balanço de execução do Plano de Governo ao TRE

Em mais uma iniciativa inovadora, o governador Marconi Perillo entregou, nesta terça-feira, dia 3, ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, o balanço de execução do Plano de Governo (2015-2018). O documento, elaborado pela Superintendência da Central de Planejamento da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), conclui que 97% das propostas feitas durante a campanha de 2014 já foram cumpridas integralmente ou estão em fase de conclusão.

“Entregar esse balanço é uma demonstração de respeito à Justiça Eleitoral, mas principalmente àqueles que votam acreditando em nossos compromissos”, disse o governador. Marconi ressaltou que sempre teve muita responsabilidade com os compromissos de campanha. “Eles não são apenas para ganhar eleição. Muita gente, às vezes, ganha eleição ludibriando o eleitor”, afirmou.

Ao fazer um breve balanço de seus quatro mandatos, o governador apontou quais são as realizações que considera mais significativas. “A implantação da Rede Hugo, do Vapt Vupt, pagamento dos servidores em dia, melhoria na Educação, conforme mostrou o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), e melhoria de indicadores econômicos”, listou.

Pioneirismo

É a primeira vez que um governador presta contas publicamente ao Tribunal, com base nos compromissos firmados na disputa eleitoral. A legislação prevê apenas que os candidatos registrem o Plano de Governo na Justiça Eleitoral. O documento do então candidato à reeleição Marconi Perillo pode ser encontrado no endereço http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/.

Já o balanço entregue hoje ao TRE estará disponível em meio eletrônico nos próximos dias. “O senhor (governador) sempre teve uma relação muito respeitosa com a Justiça Eleitoral. Oxalá (outros governantes) sigam o seu exemplo”, afirmou o presidente do Tribunal, Kisleu Dias Maciel Filho.

Acompanhando o governador, o secretário de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, reforçou o ineditismo da medida e disse acreditar que ela realmente se torne um modelo. “Nada mais correto que aquele que faça compromissos preste contas deles”, disse.

Meta

O documento entregue ao presidente do TRE lista 202 compromissos feitos por Marconi Perillo em 2014, quando disputava o quarto mandato de governador de Goiás. Desses, 122 foram concluídos integralmente até o momento, outros 75 estão em execução e 5 não foram realizados. A meta do Governo de Goiás é chegar bem próximo aos 100% de compromissos cumpridos até o final do mandato, em dezembro deste ano.

Entre os itens previstos no Plano de Governo e que estão totalmente concluídos, estão ações em todas as áreas. Na Educação, por exemplo, pode-se destacar a ampliação do Programa Bolsa Universitária e a construção de Escolas Padrão Século 21. O ensino profissionalizante também ganhou força, com a construção e entrega de novos Institutos de Tecnologia (Itegos) e Colégios Tecnológicos (Cotegos).

Na área de Infraestrutura, constam a construção de anéis viários em municípios-polos, manutenção de rodovias e ampliação da malha pavimentada. No setor Social, vale ressaltar a ampliação do Programa Renda Cidadã, que atingirá 100 mil famílias beneficiadas em 2018, além da ampliação dos programas Pão e Leite e o Passe Livre Estudantil. Em relação à mobilidade urbana, destaque para ampliação do Eixo Anhanguera.

Outro compromisso firmado em 2014 e que foi cumprido foi a valorização do servidor. Na Segurança Pública, por exemplo, foram concedidos reajustes anuais acima da inflação – além da realização de concursos públicos para a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Técnico-Científica e Procon. Ainda na Segurança Pública, houve investimento maciço na modernização da frota, em armamentos e em equipamentos de Inteligência.

A prestação de serviços também foi contemplada, conforme compromissos firmados no Plano de Governo. A Rede Vapt Vupt, que é a principal porta de acesso do cidadão aos serviços público, ganhou 25 novas unidades, além da reforma de outras, chegando a 81 em todo o Estado. Ainda neste item, o Governo de Goiás ampliou a participação de Organizações Sociais, além da área de Saúde, e de parcerias público-privadas, o que significou melhoria no atendimento. Comunicação Setorial – Segplan

Veja também

Romaria de Nossa Senhora da Penha começa nesta sexta-feira (22) em Guarinos

A festa em Louvor à Nossa Senhora da Penha, completa 268 anos em 2018 e …