Página Inicial / Goiás / Marcos Cabral vira a página e dá cara nova à Santa Terezinha

Marcos Cabral vira a página e dá cara nova à Santa Terezinha

A prefeitura de Santa Terezinha de Goiás, através do prefeito Marcos Cabral, desde o primeiro dia do ano, tem realizado uma verdadeira força-tarefa de limpeza, tapa-buracos, pinturas de praças, calçadas e a cidade aos poucos, vai ganhando uma cara nova. Através do esforço e da dedicação dessa nova gestão, o município retoma o caminho do desenvolvimento, em função da melhoria dos serviços públicos, na busca de novos recursos e, consequentemente, conquistando benefícios e promovendo ações que estimulam a qualidade de vida da população.

O aspecto e a infraestrutura da cidade já melhoraram muito, a população experimenta um novo momento em uma cidade mais segura para se viver e trabalhar e volta novamente a acreditar que dias melhores poderão chegar para o bem de todos. São dezenas de ações já implantadas em todos os setores da administração. Cerca de 40 projetos de lei já foram encaminhados e aprovados pela Câmara de Vereadores, no sentido de reorganizar a prefeitura, após um período desastroso vivido na administração anterior. O prefeito Marcos Cabral vem tendo bastante trabalho para recolocar a cidade nos trilhos, mas aos poucos a situação financeira e administrativa da cidade está sendo normalizada.

“A nova identidade visual da cidade está sendo toda planejada e será executada para que a população se sinta orgulhosa de fazer parte integrante dessa cidade e da grande família terezinhense”, disse o prefeito à reportagem. Segundo ele, o prefeito não pode ficar sentado em seu gabinete esperando as coisas acontecerem. “Se torna necessário ir à busca de recursos, de benefícios, buscando soluções que possam, efetivamente, atender os problemas da cidade e os anseios da população”, afirma.

Marcos, que está no seu terceiro mandato, entregou há alguns dias atrás, um ônibus truck, dotado de todos os acessórios necessários ao conforto e segurança dos alunos, no transporte até a faculdade na cidade de Rubiataba. O ônibus foi adquirido com recursos próprios do município, adquirido através do leilão de sucatas (veiculos, tratores, peças, computadores), inservivíveis à comunidade. Parte desses recursos foi usada na compra do ônibus e outra parte será usada em outros benefícios que chegarão para a comunidade.

Segundo o prefeito Marcos, esse ônibus, além do uso pelos universitários, irá beneficiar os alunos do ensino fundamental e médio em suas necessidades, bem como, o pessoal da terceira idade, em excursões, entretenimento, etc.  Marcos falou também sobre a importância de se investir na educação: “Todo investimento feito na educação é de suma importância, pois retorna na condição da questão social, na formação do ser humano e no crescimento do próprio município”, afirmou ele.

Ele lembra que em seu primeiro mandato, quando anunciou que iria construir uma faculdade em Santa Terezinha em uma época em que não havia nenhuma na região, foi muito criticado pela oposição que dizia que ele era um louco e irresponsável por implementar tal faculdade. E dois anos após, a construiu e em seguida, o Governo de Goiás implantou a UEG e, graças a essas instituições é que os profissionais locais da educação foram formados e que hoje têm pós graduação, P-3, P-4. “Acredito que temos aqui uma das melhores mão-de-obra do setor educacional de toda região”, garantiu ele.

Marcos informa que o Projeto de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, criado pela Secretaria Nacional de Assistência Social, também está sendo implementado em Santa Terezinha, projeto já votado pela Câmara de Vereadores, onde o ônibus recém adquirido será de vital importância para a consecução desse programa, pois irá permitir aos idosos viagens de excursão e lazer, além de gerar uma economia de cerca de 70% se tivesse que alugar ônibus para tais finalidades.

“Esse programa irá beneficiar enormemente os nossos velhinhos, que são na maioria, aposentados e de baixa renda. No final do mês pagam as contas de supernercado, farmácia e o dinheiro acaba. Não têm nenhum tipo de lazer, por isso, vamos oferecer a eles uma situação um pouco mais digna e uma condição de vida um pouco melhor”, disse Marcos.

Também nesse início de gestão, o prefeito Marcos Cabral adquiriu, também com recursos próprios, um caminhão pipa, Mercedes semi-novo, dotado de todos os equipamentos necessários para a manutenção de praças, jardins, parques e também para molhar as flores que serão plantadas na cidade. Esse caminhão será entregue à comunidade dentro de alguns dias.

Marcos diz que o país passa por um momento de extrema dificuldade financeira e em Santa Terezinha não é diferente. “Estamos iniciando essa nova gestão literalmente com os pés no chão. E tudo aqui só está sendo possível graças a uma administração planejada e compromissada com o bem estar da população, e não apenas com meia dúzia de pessoas, mas sim para toda Santa Terezinha. Fizemos os ajustes necessários, com muita economia em todos os setores da administração. A máquina pública não pode consumir mais do que 56% da arrecadação com folha de pagamento. Assumimos um concurso público com quase 90 servidores e estamos pagando a todos eles, inclusive as obrigações sociais, como a providência, por exemplo e, continuaremos a pagar a folha em dia, com as graças de Deus”, afirmou ele.

ESTÁDIO DE FUTEBOL E GINÁSIO DE ESPORTES SENDO REFORMADOS

Marcos disse ser muito criticado pela oposição por não fazer nada pelo esporte no município e lança um desafio: se um ex-prefeito mostrar um estádio ou um ginásio de esportes construídos por ele à altura dos terezinhenses, renuncia ao mandato. Segundo ele, se iniciou a construção de um campo de futebol ao lado do Caiçara, em um local totalmente inadequado, onde milhares de reais foram jogados fora, sem nenhum retorno.

“Na minha primeira gestão compramos o terreno e construímos o Estádio Raimundão. Na segunda, fizemos uma reforma completa e, agora nesse terceiro mandato, estamos mais uma vez, reformando todas as suas dependências, tanto interna, quanto externa. Ninguém investiu mais do que eu no esporte local, é só fazer uma retrospectiva e verá. Nos meus mandatos os investimentos foram superiores aos 10 mandatos de outros prefeitos, são três mandatos que valem por 10. Na inauguração, no próximo dia 30, estaremos realizando um pequeno torneio para abrilhantar o evento e entregando às equipes, uniformes e bolas”, afirmou Marcos.

O Ginásio de Esportes, que foi reconstruído no mandato passado do prefeito Marcos e, que se encontrava agora em péssimas condições, está sendo novamente reconstruído através de uma ampla reforma. Foi necessário mais um mandato de Marcos para que o Ginásio voltasse a ser recuperado e a revitalização será entregue também no dia 30, oportunidade em que a Secretaria Municipal de Educação irá promover o “Dia do Circo” teatro e cinema no local. A abertura será às 09:00 horas, a segunda às 15:00 e a terceira às 19:00. A apresentação será do Circo Garcez, que estará fzendo espetáculos de graça para a criançada. Além disso, cada escola terá o seu time de futebol que irá receber o seu jogo de camisas.

Busca incansável por melhorias para Santa Terezinha

Veja também

Goiás é o único estado a atingir meta do Ideb no Ensino Médio

Estudantes goianos atingiram a meta de 4,8 estipulada para o ano passado e ficaram acima …