sexta-feira , julho 19 2019
Página Inicial / Noticias / Mas afinal, o javali gigante existe mesmo no Brasil?

Mas afinal, o javali gigante existe mesmo no Brasil?


 Uma única espécie que é capaz de causar um prejuízo
incalculável em uma única noite de ataque.  Montagem: Compre Rural

Uma única espécie que é capaz de causar um prejuízo incalculável em uma única noite de ataque. Mas afinal, o javali gigante existe no Brasil? Uma notícia chamou a atenção da população na última semana, onde um grupo dizia ter abatido um Javali Gigante no sul do país. A notícia repercutiu e ganhou fama nos principais meios de comunicação. Mas afinal, existe javali gigante no Brasil? O javali chegou no Brasil durante a década de 90, esse animais foram introduzidos onde seriam criados para produção e comercialização de sua carne exótica.

Entretanto, por não haver um manejo e controle desses criatórios por parte dos responsáveis e fiscalizadores, os animais acabaram se tornando praga para no país. “A CAÇA DE CONTROLE É RECOMENDADA EM TODOS OS PAÍSES AFETADOS PELO PROBLEMA E NÃO CAPRICHO DE PESQUISADORES, CAÇADORES E GESTORES AMBIENTAIS TUPINIQUINS.”

Durante décadas esse animal tem se reproduzido e o cruzamento com os “porcos do mato” tem gerado animais grandes e cada vez com maior potencial destrutivo. Vale lembrar que eles não possuem predadores naturais, já que a espécie foi introduzida no Brasil.

Veja a diferença entre os animais encontrados nas matas do Brasil:

O registro do maior javali já abatido no mundo é de, pasmem, mais de 500 kg. Sim, um animal de mais de meia tonelada foi abatido na Rússia. Entretanto, é na Turquia que os grandes animais são caçados e, até o governo, incentiva a caça turística para ajudar no controle dos animais. Lá são abatidos animais de até 350 kg.

Javali gigante de mais 500kg abatido na Rússia. Foto Divulgação. 

Mas, e no Brasil? Bom, por aqui o peso médio dos animais abatidos variam de 90 a 200 kg. Entretanto, respondendo a pergunta de todos: sim, existe o javali gigante no Brasil, eles chegam a pesar mais de 300kg! Esses animais são, na maior parte, os machos, vivem sozinhos e causam maior destruição, além de atacarem pessoas. Um desses animais foi abatido no sul do país, e chegou a pesar mais de 300 kg! Veja o vídeo no final da matéria, e diga se realmente não é o maior javali que você já viu.

Fonte: Edsonvarela/noticiasdoalto

                                                               Prejuízos

A região sul do Brasil, sofre com os ataques desses animais, tendo suas lavouras e animais atacados. Infelizmente, esses animais chegam a causar, em uma única noite, a destruição de mais de 50% de uma pequena lavoura de milho. Em regiões do sul, onde a população é maior, cerca de 200 mil animais, já gerou uma perda estimada de 40% das lavouras de milho.

Não vamos mais discutir se a caça é certa ou errada, esse problema já atinge pecuaristas e ambientalistas e precisa ser resolvido. O ataque aos humanos já começou a acontecer e tem causado ferimentos graves e até a morte de moradores de regiões onde os animais vivem. Veja o abate de um javali gigante: O Brasil precisa parar de perseguir os poucos caçadores legalizados e treinados a controlar javalis que existem e que nos prestam esse serviço gratuitamente. Enquanto discutimos se é certo ou não caçar, e quais os inúmeros documentos que os controladores devem ter para fazer o abate, os javalis prosperam. O risco de uma crise econômico-ambiental de larga proporção é iminente. 

ABATE DE UM JAVALI GIGANTE

Fonte: COMPRERURAL

Veja também

Natura anuncia a compra da Avon e cria gigante de US$ 10 bilhões

(FOTO: DIVULGAÇÃO) A brasileira Natura anunciou na quarta-feira, 22, a compra da Avon, em uma …