segunda-feira , outubro 22 2018
Página Inicial / Itapaci / Município de Itapaci realiza a Terceira Conferência Municipal de Saúde

Município de Itapaci realiza a Terceira Conferência Municipal de Saúde

A conferência contou com a participação de grande público. Fotos/Vídeo: JORNAL VALE NOTÍCIA

 

 PUBLICADO EM 10/06/2017 ÀS 16:34 HS

No último sábado, dia 10/06, no Salão Nobre do Colégio Assunção, aconteceu a 3ª Conferência de Saúde do Município de Itapaci. O evento contou com a participação de diversas autoridades políticas, profissionais da saúde, comerciantes e comunidade. 

O prefeito Mário Salles, em seu pronunciamento, destacou a importância da participação popular para elencar as diretrizes da saúde pública no município e apresentou os números da saúde nesses primeiros cinco meses de gestão (veja vídeo abaixo).Também a secretária Municipal de Saúde, Thaísa Duarte, bem como a coordenadora Eulália Gaioso, explanaram sobre a saúde pública atualmente bem como sobre a importância da análise da situação de Saúde no planejamento das Políticas Públicas de Saúde de Itapaci.

Na ocasião também foram apresentadas as propostas dentro dos eixos da conferência, municipal, estadual e federal, dentre elas, direito de saúde, garantia de acesso e atenção a qualidade, participação social, valorização do trabalho e da educação em saúde, financiamento do SUS e relação público privado, gestão do SUS e modelos de atenção à saúde, informações, educação e política de comunicação do SUS e reforma democrática.

Também durante todo a tarde, reuniram-se em grupos para debaterem sobre os assuntos abordados, através de profissionais da saúde, prestadores de serviço, representantes governamentais e usuários do município. Na ocasião, ocorreu a apresentação das propostas de cada grupo, as quais foram apresentadas para a aprovação.

A conferência municipal da saúde é um espaço onde se discute e se constrói a política de saúde de um região. Ocorre a cada quatro anos e é um espaço democrático de construção da política da saúde, onde o povo se manifesta, orienta e decide o rumo da saúde em cada área. Segundo a secretária de saúde Thaísa Duarte, a conferência de saúde no município é um meio de elencar propostas para os avanços do SUS no município e todas as regiões.

Estiveram presentes: prefeito Mário Salles, primeira-dama e secretária de Assistência Social Regina Salles; vice-prefeito, médico Fábio de Oliveira e esposa; presidente da Câmara Municipal, Gabriel do Posto e os vereadores, Antônio Mendes e Peu do Sindicato; presidente do Conselho Municipal de Saúde, médico Vítor Benito Blanco; representante da Superintendência da Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Osany Santos; secretária de Saúde Thaisa Duarte; coordenadora de Gestão e Planejamento da secretaria Municipal de Saúde, Eulália Gaioso; padre Marcelo da paróquia de Itapaci; pastor Main, presidente da Associação de Pastores de Itapaci; secretários, servidores do município e comunidade em geral.

VÍDEO PRONUNCIAMENTO PREFEITO MÁRIO SALLES:

VEJA NO VÍDEO ABAIXO OS DEMAIS PRONUNCIAMENTOS:

VEJA ABAIXO MAIS FOTOS DO EVENTO:

Café da Manhã

Prefeito Mário Salles ao lado de Dona Regina apresenta os números dos atendimento nesses primeiros cinco meses de gestão

Momento de oração com padre Marcelo e pastor Main

Vice- prefeito Fábio de Oliveira
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, médico Vítor Benito Blanco
Secretária de Saúde Thaísa Duarte
Coordenadora de Gestão e Planejamento da secretaria Municipal de Saúde, Eulália Gaioso

Presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel do Posto

VEJA OS NÚMEROS E ATENDIMENTOS DA SAÚDE:

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

Reunião na casa do Toninho Professor mostra a força do 45 em Itapaci

Cerca de 500 pessoas atenderam o convite do vereador Antônio Mendes para a reunião. FOTOS …