sábado , julho 20 2019
Página Inicial / Noticias / Município de Pilar de Goiás tem índice zero de focos do Aedes Aegypti

Município de Pilar de Goiás tem índice zero de focos do Aedes Aegypti

pilar-saude-3
Secretária Municipal de Saúde Neuza Soares (centro) exibe orgulhosa o Certificado emitido pelo Governo de Goiás. FOTOS: Comunicação Prefeitura Pilar de Goiás

pilar-diploma

Pilar de Goiás recebeu o certificado de “Município Aedes Zero”, em função do bom trabalho realizado pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os Agentes de Combate as Endemias (ACE). A cidade chegou ao índice 0,0% de focos do mosquito Aedes Aegypti no primeiro semestre e o certificado é um reconhecimento do Governo de Goiás pelos esforços empreendidos na Força Tarefa “Goiás sem Aedes”.

Os números são classificados de acordo com o índice de infestação. Resultados inferiores a 1% estão dentro de condições satisfatórias, entre 1% e 2,5% quer dizer risco médio, números entre 2,6% e 3,9% indicam condição de alerta e superiores a 4% indicam risco de surto. O prefeito Sávio Soares atribui o resultado positivo às ações permanentes de combate ao mosquito, realizadas na cidade.

Para a secretária de saúde, Neuza Soares, as ações de combate permanecem durante todo o ano através de mutirões, visitas domiciliares, coleta de pneus, trabalho de conscientização nas escolas e com a população para que cuidem dos seus quintais e ajudem a fiscalizar e denunciar possíveis focos do mosquito em seus bairros”, afirmou.

O mosquito Aedes aegypti, conhecido popularmente por mosquito da dengue, é responsável por transmitir não só a dengue como também o temido zika vírus, a febre amarela, a chikungunya, entre outras doenças. As ações contra o mosquito se iniciaram através da Força-Tarefa, com várias ações e com a utilização de banners verticais instaladas nas principais vias da cidade.

pilar-saude-4 pilar-saude-4 pilar-saude-5 pilar-saude-6 pilar-saude-7 pilar-saude-8 pilar-saude-7 pilar-saude-6

Segundo o prefeito, Sávio Soares, os banners alertam para o combate contínuo e demonstra que a prefeitura tem feito a sua parte no combate do mosquito aedes. “Colocamos várias placas educativas e de alerta com cuidados que devemos tomar para combater este vetor. Juntos em um só propósito vamos manter nossa cidade livre deste mosquito e das doenças que ele transmite!”, disse na ocasião

pilar-saude-9

 

Veja também

Banda de Gabriel Diniz chora, canta e aplaude cantor em velório

O corpo do artista está sendo velado nesta terça-feira (28/05/2019), em João Pessoa, na Paraíba …