sexta-feira , junho 22 2018
Página Inicial / Pilar de Goiás / Municípios propõem a criação da Associação das Cavalhadas de Goiás

Municípios propõem a criação da Associação das Cavalhadas de Goiás

Prefeito de Pilar de Goiás, Sávio Soares (centro), defendeu a criação da Associação das Cavalhadas de Goiás. Foto: AGM

 

As cavalhadas representam uma das principais atividades culturais do Estado de Goiás, as quais sobreviveram e se expandiram com o passar dos anos. Atualmente quatorze municípios goianos promovem o evento. Alguns deles a cerca de 200 anos. As cavalhadas atraem turistas, mobilizam a população e representam, além da preservação da cultura, uma fonte de economia local.

Ocorre que vários municípios encontram dificuldades, principalmente financeiras, para a sua realização. A iniciativa de se promover os eventos parte da própria comunidade, através das associações em cada cidade, mas o apoio das prefeituras é fundamental. Por sua vez, o Estado também contribui, mas sofre limitações devido a legislação. Daí surgiu a ideia de se criar uma associação integrada por prefeitos de municípios.

Para discutir o assunto foi promovida, recentemente, uma primeira reunião, sob a coordenação do deputado estadual Linconl Tejota, com as participações de prefeitos, secretários municipais de cultura e de turismo. A Associação Goiana de Municípios (AGM) apoia a iniciativa e esteve representada pelo coordenador de articulação política Armando Leão.

O prefeito de Santa Cruz de Goiás, Mateus Félix, argumenta que com a criação da associação será mais fácil a obtenção de recursos públicos. Haverá maior divulgação dos eventos o que vai atrair mais turistas. Por sua vez, prefeitos Sávio Soares, de Pilar de Goiás também defende a criação da entidade. Além de facilitar a obtenção de recursos será buscado ainda um maior intercâmbio entre esses municípios, trocando experiências positivas e, até mesmo, promovendo aquisição conjunta de materiais, como tecidos, a custos mais baixos.

O deputado Linconl Tejota se comprometeu em defender na Assembleia Legislativa a proposição de uma emenda parlamentar no orçamento do estado para o ano que vem com essa finalidade e já busca agendar uma audiência com os prefeitos junto ao Ministério da Cultura.
 Armando Leão hipotecou todo o apoio da AGM para a criação da Associação das Cavalhadas do Estado de Goiás e na ocasião ficou definida que a próxima reunião acontecerá dia 12 de setembro na sede da entidade.

Vale lembrar que a prefeitura de Pilar de Goiás, estará promovendo, dias 9 e 10 de setembro próximo, uma das manifestações culturais mais antigas de Goiás, as Cavalhadas, com seus cavaleiros Mouros e Cristãos, exibindo um verdadeiro espetáculo da sua destreza e valentia, recriando grandes batalhas. Os encantos dessa tradição, que já duram 122 anos, fortalecem um Brasil ritmado, rico e saudável que só pode ser compreendido através dos fazeres e saberes dos povos do cerrado. Fica aqui o convite. Compareça!

Veja também

Prefeito Sávio dá início às obras do novo estádio de futebol

O projeto prevê um estádio totalmente moderno onde abrigará uma estrutura que atenderá competições esportivas …