sexta-feira , setembro 25 2020
Página Inicial / Sem categoria / NOTA OFICIAL DA PILAR DE GOIÁS DESENVOLVIMENTO MINERAL (PGDM)

NOTA OFICIAL DA PILAR DE GOIÁS DESENVOLVIMENTO MINERAL (PGDM)

Mineradora diz que vazamento de rejeito desintoxicado foi prontamente contido

NOTA OFICIAL

Em 5 de setembro de 2019, por volta das 16:30 horas, uma equipe da Pilar de Goiás Desenvolvimento Mineral (PGDM) detectou um vazamento na tubulação que transporta o rejeito desintoxicado da Usina de Beneficiamento para a barragem. O vazamento ocorreu na seção inicial da tubulação, em um local distante do centro urbano.

Prontamente, a empresa implementou todas as ações do seu Plano de Emergência Ambiental, garantindo a contenção total do vazamento. O incidente foi imediatamente comunicado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), a agência ambiental do estado. Ainda em conformidade com o plano de emergência, uma equipe do PGDM visitou as propriedades próximas para verificar a situação e garantir a adoção das medidas necessárias.

Vale ressaltar que o incidente não interfere na segurança e estabilidade da barragem, cuja estrutura está localizada a uma distância de 4 km após o local onde ocorreu o vazamento da tubulação.

O PGDM informa que está totalmente mobilizada no plano de reparo do vazamento, na investigação da ocorrência, na coleta de informações e no apoio aos proprietários nos arredores do local onde ocorreu o vazamento. A empresa colabora totalmente com as autoridades para esclarecer a situação e está disponível para responder a quaisquer perguntas sobre o assunto.

Veja também

Pandemia – Quem deve fazer o exame de Coronavírus?

A busca por teste contra o coronavírus cresceu muito. (Ilustração: Rodrigo Damati/SAÚDE é Vital) Uma das …