sexta-feira , maio 29 2020
Página Inicial / Pilar de Goiás / Pilar de Goiás agora está inserido oficialmente no “Circuito das Cavalhadas”

Pilar de Goiás agora está inserido oficialmente no “Circuito das Cavalhadas”

Cuidar da cultura e fortalecer nossas tradições é uma das prioridades da gestão do prefeito Sávio Soares, da histórica e centenária cidade de Pilar de Goiás. No último dia 29/03, foi um dia de real importância para o município, pois foi inserido oficialmente no “Circuito das Cavalhadas”, um programa instituído pelo Governo de Goiás e que visa garantir recursos para a preservação de uma das mais antigas manifestações folclóricas e religiosas de Goiás.

A reunião com prefeitos, secretários de cultura, além de pessoas da comunidade dos municípios onde as Cavalhadas são uma importante manifestação da cultura popular, aconteceu às 15:00 horas, na sala Aruanã, do Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, e a pauta principal foi o planejamento do Circuito Cavalhadas de Goiás 2017.

Trata-se de uma tradição realizada há mais de 200 anos em Goiás. Estão no circuito das Cavalhadas os municípios de Santa Cruz de Goiás, Pirenópolis, Palmeiras de Goiás, Posse, Corumbá de Goiás, Jaraguá, Crixás, Pilar de Goiás, São Francisco de Goiás, Hidrolina, Luziânia, Niquelândia e Santa Terezinha de Goiás.

O Circuito Cavalhadas de Goiás, foi lançado pelo governador Marconi Perillo no dia 3 de maio de 2016, durante solenidade no Salão Dona Gercina Borges do Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, porém o município de Pilar de Goiás, a exemplo de vários outros, não foram inseridos na primeira edição do programa (2016), que só veio a acontecer agora em 2017. Os recursos para as Cavalhadas deverão ser aplicados na montagem da festa (camarotes, arquibancadas) e na divulgação.

Estiveram acompanhando o prefeito Sávio Soares, no evento, o vice-prefeito João Grilo, secretário de administração Fernando e secretário de cultura, Nerilton. Na ocasião, o prefeito fez um agradecimento especial ao governador Marconi e também ao presidente da Goiás Turismo Leandro Garcia, que entenderam a importância da participação do município de Pilar de Goiás nesse projeto, um município com mais de 280 anos de história e com 121 anos de realização das cavalhadas.

Segundo o prefeito Sávio Soares, o investimento nas cavalhadas “enriquece e valoriza” a cultura e a tradição goiana. “Por isso em nome de toda a comunidade pilarense agradeço o governador Marconi Perillo, por esse importante apoio dado à nossa cultura e à nossa tradição aqui em Pilar de Goiás. Com esse projeto, o Governo de Goiás valoriza o que é nosso, valoriza nossa história e nossa tradição”, afirmou Sávio.

 

Veja também

Tiagão reúne centenas de pessoas, amigos, familiares e lideranças em seu aniversário

“Eu não tenho nem palavras para agradecer o apoio que tenho recebido de todos, e …