terça-feira , fevereiro 20 2018
Página Inicial / Pilar de Goiás / Pilar de Goiás: Audiência Pública para criação de Unidade de Conservação

Pilar de Goiás: Audiência Pública para criação de Unidade de Conservação

A prefeitura de Pilar de Goiás realizou hoje (25) uma audiência pública para a criação de uma unidade de conservação que terá o nome de “Parque Municipal Natural Padre Braz”, com o objetivo de proteger os seus recursos naturais e melhorar a qualidade de vida da população pilarense.

As unidades de conservação têm a função de salvaguardar a representatividade de porções significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas do território nacional e das águas jurisdicionais, preservando o patrimônio biológico existente. Além disso, garantem às populações tradicionais o uso sustentável dos recursos naturais de forma racional e ainda propiciam às comunidades do entorno o desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis.

No Brasil, este direito fundamental é garantido aos cidadãos pela Constituição Federal de 1988 no art. 225: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

Mas apenas reconhecer o direito não é suficiente. É preciso que haja instrumento para que se possa concretizá-lo. Por isso, o prefeito Sávio Soares, através da audiência pública, cria componentes necessários à implantação desse parque municipal, que será especialmente protegido e vedada qualquer utilização que comprometa a integridade ou que ameace a sua proteção. Fotos: Departamento de Comunicação Prefeitura de Pilar de Goiás)

Veja também

Prefeito Sávio transforma a realidade dos pequenos produtores do município

Atenção total para a Zona Rural: prefeitura garante melhoria de estradas, pontes novas de concreto …