quinta-feira , outubro 1 2020
Página Inicial / Goiás / Portugal destaca sua aproximação com Goiás, “o coração do agronegócio brasileiro”

Portugal destaca sua aproximação com Goiás, “o coração do agronegócio brasileiro”

Assinatura de Protocolo do Governo de Goiás, Câmara de comércio de Portugal e Embaixada de Portugal. Embaixador de Portugal, Jorge Cabral, Governador Marconi Perillo, Governador do Tocantins, Marcelo Miranda. Fotos: Humberto Silva

 

A revista portuguesa País Económico, edição de abril, destaca a aproximação de Portugal com Goiás, pelo trabalho do governador Marconi Perillo, por meio da criação da Câmara de Comércio Portuguesa no Centro-Oeste, com sede em Goiânia. A revista, para ilustrar a interação econômica, estampou a manchete: “Coração do Agronegócio Brasileiro aproxima-se de Portugal”.

A publicação informa que, além da constituição da Sucursal de Goiás, foi celebrado um protocolo entre a nova entidade e o Sebrae Goiás, organismo de desenvolvimento das micro e pequenas empresas brasileiras. A principal missão da Sucursal de Goiás, ressalta País Económico, é fomentar e incrementar o conhecimento mútuo, bem como os investimentos e os negócios entre os estados de Goiás, Tocantins e Portugal. Para isso, várias ações deverão ser divulgadas em breve.

A revista também faz referência ao gesto do governador de receber, no Palácio das Esmeraldas, o embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, e o Cônsul Honorário de Portugal em Goiás, José Pedro Martins dos Santos. Na oportunidade, o presidente da Câmara Portuguesa no Centro-Oeste, Fernando Brites, assinalou que a ousadia é a marca do governador goiano e, por isso, a Câmara não poderia fugir do desafio de instalar uma sucursal em Goiânia.

O presidente da Sucursal de Goiás da Câmara Brasil-Portugal no Centro-Oeste, Ivan Marques, adiantou no encontro do embaixador com o governador Marconi, realizado dia 27 de fevereiro deste ano, que o organismo pretende fomentar o intercâmbio de ideias, negócios e oportunidades, “para os dois lados do Atlântico”, com foco nas micro e pequenas empresas. Disse também que a Câmara pretende oferecer igualmente um forte apoio aos portugueses radicados em Goiás e no Tocantins.

Por fim, a revista destaca a relação afetiva do governador Marconi Perillo com Portugal, considerado por ele país-irmão do Brasil. Para fortalecer ainda mais as relações econômicas com a nação lusitana, Marconi sinalizou que, como presidente do Fórum de Governadores do Brasil Central, vai trabalhar para que haja uma aproximação ainda maior dos estados do Centro-Oeste brasileiro, mais Tocantins e Rondônia com Portugal, por meio do fortalecimento das relações econômicas e culturais. Para Marconi, o Brasil pode e deve ser o principal destino turístico de Portugal e Portugal deve ser não apenas a porta de entrada do Brasil para a Europa, do ponto de vista econômico, mas um grande destino turístico para o Brasil. “Nós temos muitas possibilidades. A língua é a mesma e há uma reciprocidade muito grande entre um país e o outro”, disse o governador na solenidade, destacou a revista portuguesa. Informações: Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás

Veja também

Goiás é o único estado a atingir meta do Ideb no Ensino Médio

Estudantes goianos atingiram a meta de 4,8 estipulada para o ano passado e ficaram acima …