segunda-feira , junho 24 2019
Página Inicial / Goiás / Prefeito Mário determina o início das obras do Abrigo dos Idosos em 10 dias

Prefeito Mário determina o início das obras do Abrigo dos Idosos em 10 dias

O local vai dispor de área construída total de 1.225,44m2. Nessa primeira etapa 474,36 metros quadrados com salas de repouso, de atividades coletivas e individuais, ambulatório, dentre outros

Foto: Maquete 1

Com o objetivo de ampliar e melhorar ainda mais o acolhimento oferecido aos idosos do município, o prefeito de Itapaci Mário Salles, emitiu na manhã de hoje (07/06), assinatura da ordem para início das obras do Centro do Idoso, serviço que oferece proteção e cuidado a pessoas acima de 60 anos que residem ou mantêm vínculos com suas famílias, mas não dispõem de atendimento em tempo integral em suas casas. O local vai dispor de área construída inicialmente de 474,36 metros quadrados com salas de repouso, de atividades coletivas e individuais, ambulatório, refeitório, etc.

O Centro do Idoso vai ser coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, e ocupará uma área (antigo Abrigo dos Idosos) localizada no Jardim Presidente. Para essa primeira etapa, os investimento serão de R$ 495.993,88 mil, oriundos do Ministério da Cidadania, através de emenda parlamentar da senadora Lúcia Vânia e contrapartida do município. Para a segunda etapa das obras, serão investidos mais R$ 1 milhão de reais, também com emenda da senadora.

Foto: Maquete 2

O Centro dos Idosos irá contar com 7 blocos, sendo: Bloco 1: dormitórios, com 321,19 m2 – Bloco 2: convivência, com 11,16 m2 – Bloco 3 – refeitório, cozinha e despensa, com 263,98 m2 – Bloco 4: entrada e ambulância/recepção/administração/consultório/sanitários sociais e TV, com 241,82 m2 – Bloco 5: cozinha, despensa, refeitório e TV, com 74,20 m2 – Bloco 6: lavanderia, com 210,09 m2 – Bloco 7: espaço ecumênico e capela, com 29,01, totalizando 1.255,44 m2. A empresa vencedora da licitação (CREMA CONSTRUTORA terá 10 dias para dar início às obras.

Etapas da construção

De acordo com o prefeito Mário Salles, o novo centro irá oferecer cursos, atividades lúdicas, palestras, atividades físicas e recreativas (como dança de salão, por exemplo) e orientações na área de saúde, dentre outros. Disse ainda que tudo foi planejado e pensado com todo cuidado, carinho e atenção para oferecer um local de excelência para os idosos. “Temos trabalhado fortemente nesse sentido e estamos atentos ao fato de que à medida que aumenta a população idosa, cresce a necessidade de serviços de atendimento especializados e de profissionais cuidadores”, destacou.

É objetivo da Secretaria de Assistência Social, não apenas a proteção, mas também a melhoria da qualidade de vida e a manutenção da autonomia da pessoa idosa, a prevenção do acolhimento em instituição de longa permanência, a melhoria das condições de vida dos familiares (que passam a contar com suporte para o cuidado de seus parentes idosos, sem que isto represente a perda de vínculos) e a diminuição da sobrecarga de trabalho dos cuidadores domésticos.

O novo Abrigo dos Idosos será construído no antigo local

POR FLÁVIO DUARTE EM 07/06/2019

Veja também

Ex-prefeito de Crixás tem balancetes reprovados e pode responder por improbidade administrativa

“Foi só uma questão técnica, burocrática e sanável. Tudo causado por má assessoria contábil”, defende-se …