terça-feira , março 31 2020
Página Inicial / Itapaci / Prefeito Mário Salles assina decreto com medidas de enfrentamento ao coronavírus

Prefeito Mário Salles assina decreto com medidas de enfrentamento ao coronavírus

Prefeito de Itapaci Mário José Salles

O prefeito de Itapaci Mário José Salles assinou, nesta segunda-feira (16), o decreto 01181/2020, que estabelece medidas temporárias de prevenção ao contágio de propagação decorrente do novo coronavírus (COVID-19), em Itapaci. A assinatura ocorreu logo após uma reunião na manhã de hoje (16), com secretários e diretores, na Prefeitura Municipal.

“Falando ao Jornal Vale Notícia, o prefeito Mário apontou a união de esforços entre os entes federativos como fundamental no combate à doença. “Este é um trabalho que exige um esforço de todos nós. Temos que ter a cabeça fria, mas ao mesmo tempo, precisamos de ação. Temos que adotar as medidas necessárias para enfrentar este que é um teste para toda a humanidade. Acredito que só poderemos enfrentar se houver união entre os governos federal, estadual e prefeitura. Este é o momento de unirmos forças para combater o coronavírus”, afirmou.

Falou também sobre as medidas: “é fundamental que evitemos a ida das pessoas aos postos de saúde desnecessariamente. Peço também que as pessoas idosas, pacientes crônicos e que fazem parte do grupo de risco, que evitem aglomerações. A Prefeitura mesmo já se antecipou e suspendeu as atividades com os grupos de idosos, bem como as visitas ao Abrigo de Idosos, Forró da Terceira Idade e Secon, dentre várias outras, de igual importância.

Não há motivo para pânico

As medidas restritivas adotadas pela administração municipal visam diminuir a circulação de pessoas para que, assim, possa se combater a disseminação do vírus. Além disso, tem o objetivo de evitar o fluxo das pessoas nos serviços de Saúde, sobretudo neste período em que se registram outros vírus como a Influenza e a Dengue. Se torna necessário evitar a saturação do sistema.

Aulas são suspensas na rede municipal

De acordo com a secretária Municipal de Educação, profesora Ana Karina, em entrevista ao repórter Vital Rafael (Goiás FM), as aulas na rede municipal estarão suspensas à partir de amanhã (17/03), inicialmente pelo período de quinze dias, podendo ser prorrogado. Disse na ocasião, que o alunado não será prejudicado nas 800 horas de aulas durante o ano. Pediu às pessoas que se conscientizem nesse momento tenso, complicado. “É hora de priorizar as necessidades básicas e cada um cuidar de si mesmo, para evitar a propagação do vírus.

Determinações

Educação:
• Suspensão de qualquer atividade escolar pelos próximos 15 dias incluindo escolas e creches.• Paralisação do transporte escolar e universitário.

Saúde:
• Suspenso atividades e atendimento em grupos no Caps e Ubs.

• Suspensos procedimentos eletivos, conforme a necessidade, a fim de disponibilizar leitos e subsidiar medidas administrativas a serem adotadas durante a vigência da situação de emergência.

• Suspensão do transporte público para Ceres, Anápolis ou Goiânia, exceto o transporte de pacientes em tratamento de urgência e emergência, devendo estes serem transportados em veículos de passeio a fim de evitar aglomerações.

Assistência Social:
• Suspensas as atividades do Secon.

• Suspensão do Forró da Terceira Idade.

• Suspensão de visitas ao Lar dos Idosos e na Casa da Criança e do Adolescente.

Esporte:

• Suspensão das atividades da Secretaria de Esportes, incluindo escolinhas, treinamentos e transporte de atletas.

Além disso, a prefeitura aponta que os eventos de massa (grandes eventos) – governamentais, esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais e religiosos e outros com concentração de muitas pessoas devem ser adiados ou suspensos.

O decreto 01181/2020 com as medidas foi publicado nesta segunda-feira (16), no Diário Oficial do município.

Veja também

Efeito Coronavírus: Itapaci, amanhece com comércio fechado e ruas desertas

A confirmação de casos de contaminação pelo coronavírus em Goiás gerou mudanças na rotina da …