Página Inicial / Itapaci / Prefeitos da região assumem amanhã (01) em cenário de crise financeira

Prefeitos da região assumem amanhã (01) em cenário de crise financeira

nm-savio
Prefeito Sávio Soares e vice João Grilo, reeleitos para mais um mandato. FOTOS: JORNAL VALE NOTÍCIA

 

Os prefeitos eleitos das cidades da região iniciam o governo municipal amanhã em meio à uma crise financeira e econômica sem precedente em todo o País, ocasionada pela queda de receitas da arrecadação, bem como aos elevados gastos com pessoal, dívidas com a Previdência Social, alta taxa de desempregados, etc. e etc. Esses são apenas alguns dos “abacaxis” que os novos administradores da região no mandato de 1º de janeiro de 2017 até 31 de dezembro de 2020 terão que descascar, como se diz no palavreado popular. A posse será amanhã em toda a região.
.
As dificuldades existem. Saúde pública, saneamento básico, educação, limpeza pública, urbanização e manutenção de ruas e praças, transporte urbano e rural, dentre tantos outros serviços essenciais. A maioria dos prefeitos eleitos e reeleitos, entrevistados pela nossa reportagem, são unânimes em afirmar que serão anos difíceis, onde será necessários realizar cortes e adequar o número de servidores.

De acordo com o prefeito de Pilar de Goiás, Sávio Soares, reeleito para mais um mandato, “os municípios estão dilacerados e a proposta de contenção de gastos do governo federal ajuda a enterrar ainda mais as prefeituras. O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, ao comentar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241(Novo Regime Fiscal), que determina um teto para os gastos públicos da União, nas três esferas (Executivo, legislativo e Judiciário) por duas décadas (20 anos), disse que a cada dia que passa a situação se torna ainda mais insustentável.

Em uma pesquisa recente do portal UOL revelou que quase 20% dos prefeitos do País que vão assumir o cargo amanhã governarão municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública. Levantamento feito pelo portal apontou que 999 cidades têm decretos reconhecidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil com validade até 2017. O País possui 5.570 municípios.

Já em estudos da CNM, da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) e ainda de consultores legislativos do Congresso Nacional mostram a situação fiscal dos municípios brasileiros está, na grande maioria (87,4%) na condição de “difícil ou critica”. Em apenas 0,5% do das cidades a situação é considerada “excelente”, e em 12,1% é tida como “boa”.

Assumem amanhã na região

Em Pilar de Goiás, Sávio Soares, que teve a maioria de aprovação dos eleitores irá governar sua cidade por mais quatro anos. Ele foi diplomado recentemente pela 39º zona eleitoral de Itapaci, juntamente com seu vice, vereadores e suplentes e serão empossados amanhã pela Câmara Municipal após uma missa que será realizada às 09:00 e ao meio dia será servido um almoço aos presentes.

Outros prefeitos da região que também foram diplomados pela 39ª Eleitoral de Itapaci, também serão empossados amanhã em suas cidades, a exemplo do prefeito eleito de Itapaci, Mário José Salles (PSDB); Guarinos, prefeita reeleita Ana Maria; Hidrolina, prefeito reeleito Zazá Elói e São Luiz do Norte, prefeito reeleito Jacob Ferreira.

destacada-mm-5
Mário José Salles eleito prefeito de Itapaci assume amanhã, juntamente com o vice Fábio Oliveira e vereadores

nm-zaza-1
Prefeito de Hidrolina Zazá Elói reeleito para mais 4 anos

 

guarinos-1
Reeleita para mais um mandato a prefeita de Guarinos toma posse amanhã (01)
zaza-1
Jacob Ferreira, prefeito reeleito para mais um mandato em São Luiz do Norte

Veja também

Justiça Eleitoral Condena Pré-Candidata a Prefeita de Itapaci por propaganda Eleitoral Antecipada!

Em decisão divulgada nessa terça, 22, a Justiça Eleitoral condenou a pré-candidata a prefeita de …