sexta-feira , abril 3 2020
Página Inicial / Goiás / Prefeitura cria o Programa “Jovem Aprendiz” para estágio e primeiro emprego

Prefeitura cria o Programa “Jovem Aprendiz” para estágio e primeiro emprego

Um dos compromissos da Prefeitura de Itapaci é com a inserção do jovem itapacino no mercado de trabalho, visto tratar-se de um dilema enfrentado por aqueles que ainda estão em sala de aula e não possuem experiência profissional

Prefeito Mário Salles e vereadores se reúnem
com jovens e pais. FOTO/VÍDEO: JORNAL VALE NOTÍCIA

O programa é um marco no incentivo à inserção do jovem aprendiz no mercado de trabalho em Itapaci e, na manhã de hoje (13), o prefeito Mário Salles, se reuniu com 7 jovens (acompanhados pelos pais), que serão inicialmente contratados. As novas medidas entram em vigor de imediato, pois o projeto, aprovado pela Câmara Municipal, já foi devidamente sancionado pelo Executivo e transformado em Lei. De acordo com o projeto, poderão ser contratados até 30 jovens por ano. A Lei 1.473/2019 visa dar oportunidade ao jovem aprendiz, maior de 14 e menor de 18 anos, através de um contrato de trabalho especial e por prazo determinado, não superior a dois anos, onde o aprendiz se compromete a executar com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação. Os jovens receberão meio salário mínimo para uma carga horária de 4 horas em órgãos da prefeitura, sendo vedadas a prorrogação e a compensação de jornada.

Prefeito Mário Salles fala sobre o Programa Jovem Aprendiz criado pela prefeitura

Na avaliação do prefeito Mário Salles, esse projeto vai abrir as portas do mercado de trabalho para jovens aprendizes da cidade. “Quero que os jovens saibam que não estão sozinhos quando forem entrar no mercado de trabalho. A administração municipal está lhes dando esse apoio, através da oferta oportunizada por lei como essa que acabamos de sancionar, algo inovador e que irá possibilitar que tragamos legalmente esses jovens para dentro da administração”, reiterou o prefeito.

Primeira dama e secretária de Assistência Social,
Regina Salles, coordenadora do Programa Jovem Aprendiz

Para a primeira dama e secretária de Assistência Social, Regina Salles, que irá coordenar o programa, a conquista é a concretização de um sonho. “Muitos desses jovens tinham essa ansiedade de ter um espaço e ao invés de estarem desocupados ou até mesmo fazendo coisas erradas, irão agora e ocupar espaço na gestão municipal”, ressaltou a secretária.

 Secretário Recursos Humanos Ubiratan Rafael faz uma
explanação sobre o funcionamento do Projeto Jovem Aprendiz

De acordo com, o secretário de Recursos Humanos, Ubiratan Rafael, essas iniciativas simbolizam um grande passo na inclusão social e garantia do direito fundamental do jovem à profissionalização. “Estamos falando em possibilitar ao adolescente sua primeira experiência de trabalho. Quero parabenizar ao prefeito Mário e aos vereadores, pelo compromisso político que resultou na concretização dessa importante lei. Muitos municípios deveriam seguir o exemplo e praticar essa iniciativa. Tenho certeza de que essas ações irão diminuir muito a dificuldade pela busca do primeiro emprego”, afirmou Ubiratan.

Os primeiros sete jovens inicialmente contemplados
com o programa devem apresentar a documentação exigida para o contrato

Dentre os objetivos do Programa Municipal “Jovem Aprendiz” estão o de incrementar as possibilidades de integração de adolescentes e jovens do município em processo de qualificação e/ou já qualificados para o ambiente do trabalho.

VEJA A SEGUIR VÍDEO DA REUNIÃO E MAIS FOTOS:

Veja também

Câmara Municipal de Itapaci devolve 103.000,00 mil reais de duodécimo à Prefeitura

A Câmara Municipal de Itapaci, através da Mesa Diretora, que tem como presidente o vereador …