terça-feira , agosto 21 2018
Página Inicial / Goiás / UBS Flamboyant inicia atendimento à população na próxima segunda (16/07)

UBS Flamboyant inicia atendimento à população na próxima segunda (16/07)

Unidade de Saúde do Residencial Flamboyant é mais uma referência no atendimento de saúde em Itapaci

Unidade Básica de Saúde leva o nome do ex-deputado estadual e médico Dr. Álvaro Peixoto falecido recentemente. Fotos: JORNAL VALE NOTÍCIA

 

  POR FLÁVIO DUARTE EM 14/07/2018

A nova Unidade de Saúde, Dr. Álvaro Peixoto de Oliveira (Residencial Flamboyant), conta com uma ampla recepção, farmácia básica, sala de procedimentos médicos, consultório médico, consultório odontológico, consultório de enfermagem, salas de imunização, curativos e esterilização. Na parte administrativa, sala de reunião, almoxarifado, vestiários, sala de administração, copa, rouparia e áreas de estoque, dentre outras. A equipe médica, conta com enfermeiro, técnicos de enfermagem, médico, dentista, agentes de saúde e equipe de apoio. Nas próximas semanas serão entregues mais duas unidades, que já estão prontas e sendo equipadas com mobiliários e equipamentos hospitalares novos.

Os recursos para a aquisição de mobiliários e equipamentos hospitalares foram oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Célio Silveira, com contrapartida da Prefeitura de Itapaci. A nova unidade leva o nome do médico e ex-deputado estadual itapacino, Álvaro Peixoto, falecido recentemente e sepultado na cidade de Itapaci.

O médico Dr. Fabrício Lemes Silva (clínico geral), atenderá de segunda a sexta-feira nos períodos matutino e vespertino. Além disso, a unidade terá um odontólogo e gabinete dentário novo, a exemplo das outras duas unidades que já estão sendo equipadas: (UBS Francisco Agra Alencar Filho no setor Pedra Bonita e UBS Dr. Ricardo César Seba, na saída do Izidoro), que também estarão entrando em operação dentro de alguns dias.

Segundo a diretora do Hospital Municipal, Eulália Teixeira, todo esse trabalho está sendo realizado com muito carinho e determinação com o objetivo de levar um atendimento de qualidade para toda população, suprindo as necessidades de cada pessoa que necessite de atendimento médico. “Queremos que todos os usuários sejam acolhidos, que tenham suas demandas ouvidas, que sejam atendidos e garantam o agendamento”, explica ela.

Além disso, a UBS do Flamboyant irá ofertar serviços médicos e de enfermagem de baixa complexidade, vacinações, acompanhamento para diabéticos, hipertensos e gestantes. A previsão é que em breve também sejam realizadas consultas e procedimentos odontológicas no local, assim que o novo gabinete dentário, que já se encontra em poder da Secretaria Municipal de Saúde, seja devidamente instalado. A meta é atender os pacientes que residem no Residencial Flamboyant, parte do Lago Azul, Setor Trindade, Sol Nascente, Jardim Boa Vista I e II e Ponte Nova.

Taísa Duarte, secretária municipal de Saúde de Itapaci, ressalta que a nova UBS trará melhoria na qualidade de vida dos moradores da região. “Isso reforça o compromisso da gestão com a população do nosso município. A UBS trará desenvolvimento à região e irá evitar que os moradores tenham que se deslocar a outras localidades para receber atendimento de saúde”, destaca ela.

A secretária informa que a equipe, além de realizar atendimentos na UBS, irá manter também o programa de atendimentos domiciliares, cobrindo todo o território de responsabilidade da UBS do Residencial Flamboyant, incluindo ainda, ações educativas e de prevenção.

O prefeito Mário Salles, por sua vez, reafirmou o compromisso de descentralizar o atendimento no Hospital Municipal, acabando com eventuais filas de espera no atendimento médico. “Estamos iniciando um processo de descentralização do atendimento médico de Itapaci, abrindo as UBS nos bairros e facilitando, consequentemente, o acesso a consultas médicas, dentre outros procedimentos, bem como a distribuição de remédios nessas unidades”, pontuou o prefeito.

Veja também

Pílula que reduz em 90% o risco de contrair HIV chega a Goiás

O medicamento é uma das formas utilizadas para evitar a doença. Além da capital, Aparecida …