sexta-feira , janeiro 19 2018
Página Inicial / Noticias / Veja o rosto do bebê após a cirurgia que retirou a deformação

Veja o rosto do bebê após a cirurgia que retirou a deformação

Um bebê comemorou seu primeiro aniversário nesta sexta-feira (29), com um novo sorriso no rosto, depois que uma cirurgia complexa removeu uma grande massa que cobria seus olhos e nariz

Zakary Riegel nasceu com uma condição rara que fez com que o tecido cerebral crescesse entre seus olhos e fora de seu rosto, formando um grande cisto

 

Seus primeiros quatro meses de vida foram passados no Hospital Infantil de Cincinnati, onde ele passou por uma cirurgia cerebral com risco de vida. Foi removida a massa que permitiu que sua mãe, Valeka, de 46 anos, visse o rosto de seu filho pela primeira vez.

Agora, com um ano de idade, Zakary está começando a atingir marcos de desenvolvimento como rastejar e ficar em pé, embora ele continue ainda com riscos em seu desenvolvimento e possibilidade de sofrer convulsões.

O antes e o depois quando Zacary realizou a cirurgia aos 4 meses e meio de idade (Arquivo pessoal)

 

Quando Valeka estava grávida de cinco meses, do seu terceiro filho Zakary, uma ressonância magnética fetal e um ultrassom revelaram que um tubo em seu cérebro não tinha fechado, o que significava que ele tinha encefalocele.

Os médicos disseram a Valeka que seu filho provavelmente nasceria com um cisto na bochecha, mas o resultado foi muito pior. Ele nasceu com uma massa composta de tecido e matéria cerebral que cobria o rosto entre os olhos e sua boca.

Zacary em foto desta semana, ao completar um ano de vida (Arquivo pessoal)

 

Encefalocele é um defeito de nascimento raro que ocorre quando o tubo neural, um canal que forma o cérebro e a medula espinhal, não se fecha completamente como deveria na terceira e quarta semanas de gravidez.

Isso resulta em uma abertura na área do crânio entre a testa e o nariz ou a parte de trás do crânio, onde partes do cérebro crescem para fora. Não se sabe o que causa a condição genética que afeta um em 12 mil bebês nos EUA.

Quando Zakary nasceu, em dezembro passado, ele e sua mãe foram imediatamente separados em dois hospitais diferentes por causa da condição de Zakary. E Valeka estava sangrando excessivamente após o nascimento.

Ele sofreu uma cranitomia, uma operação cirúrgica onde uma aba óssea é removida do crânio para acessar o cérebro. Durante a mesma cirurgia, os médicos removeram a massa e selaram o buraco no crânio que causou a protrusão do saco na frente de sua cabeça.

“Houve vários passos envolvidos, incluindo expor a testa e o defeito, amputar todo esse tecido, e depois reconstruir um cérebro normal. Após tudo isso, reconstruímos todas as camadas normais ou barreiras que se formaram com o tempo “, contou Charles Stevenson, o neurocirurgião pediátrico que liderou a cirurgia de Zakary.

O cirurgião plástico Brian Pan realizou uma reconstrução facial durante o procedimento de nove horas. “As técnicas que usamos foram relativamente rotineiras, mas a apresentação e a raridade dessas condições tornaram-no um paciente interessante para trabalhar”, disse.

Após nove horas na sala de operações, Zakary estava na unidade de terapia intensiva pediátrica respirando por aparelhos enquanto o inchaço em seu cérebro diminuía.

Zakary agora tem um maior risco de problemas em seu desenvolvimento e convulsões devido à cirurgia invasiva em seu cérebro, mas Valeka disse que está se concentrando no presente enquanto seu filho está progredindo a cada dia.

Fonte: https://www.sociedadeoculta.com/2017/12/29/fez-1-ano-de-idade-veja-como-ficou-o-rosto-do-bebe-apos-cirurgia-que-retirou-deformacao/

Veja também

Pelo menos 21 órgãos abrem inscrições com 2,8 mil vagas nesta segunda

Os salários chegam a R$ 13.192,58 na Prefeitura de Nova Xavantina (MT)   Notícias ao …