terça-feira , agosto 21 2018
Página Inicial / Goiás / Veja revela suposto caso de corrupção em Ministério envolvendo Jovair Arantes

Veja revela suposto caso de corrupção em Ministério envolvendo Jovair Arantes

Gravações mostram dois lobistas pedindo 4 milhões de reais em troca de um serviço junto ao Ministério do Trabalho, onde o deputado teria influência

Deputado federal faria parte de esquema de propinas. (Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados)

 

Do Mais Goiás | Postado em: 02/03/2018 às 17:18:59

A reportagem de capa da Revista Veja, que chega às bancas nesta sexta-feira (2), revela um suposto caso de corrupção no Ministério do Trabalho, envolvendo o deputado federal goiano Jovair Arantes (PTB). Político é o líder do partido na Câmara dos Deputados pelo 12° ano consecutivo.

A capa da revista traz os dizeres “A farra continua” e “O PTB arrastou o governo Lula para o escândalo do mensalão. O enredo se repete agora no governo Temer”. Segundo a Veja, em um áudio gravado pelo empresário gaúcho Afonso Rodrigues de Carvalho no ano passado, revela uma conversa entre dois lobistas que ofereceriam R$ 4 milhões em troca de serviços do deputado no Ministério do Trabalho.

Conforme narrado pela Veja, Afonso precisava descobrir o motivo de um processo seu estar travado no Ministério do Trabalho e ficou sabendo que havia lobistas que poderiam resolver a situação de forma mais rápida. Imagens gravadas e veiculadas pela revista em seu site mostram o empresário se encontrando com uma mulher (uma das lobistas) e acertando detalhes da propina.

A lobista cobraria R$ 3,2 milhões para destravar o processo e informa, em uma das gravações feitas por Afonso, que dois sobrinhos de Jovair Arantes dentro do Ministério do Trabalho agiriam para facilitar a ação. Parte do dinheiro, segundo a mulher, iria para o bolso do deputado.

A lobista cita o nome de Jovair alegando que o político tem influência no Ministério do Trabalho. “Nesse caso, a gente vai até ter que envolver o deputado Jovair. O Jovair está junto com a gente porque ele tem força e por ser do meu estado de Goiás”, entrega a mulher em conversa com Afonso, em Brasília.

A lobista agia em conjunto com um sócio, segundo revela a Veja. Aos dois, o empresário chegou a entregar três cheques, pedindo que receba um sinal de que seu processo vai ser destravado. Neste momento, Afonso é apresentado a um dos sobrinhos de Jovair que teria um cargo no Ministério.

No vídeo divulgado em seu site, a revista é categórica ao afirmar que “o PTB comanda o Ministério do Trabalho”. Segundo a veja, Afonso fez a denúncia do esquema de corrupção envolvendo o deputado e, desde então, a Polícia Federal (PF) está investigando o envolvimento do parlamentar e do partido em esquemas de corrupção e propina.

Conforme a Veja, à exceção de um dos lobistas, que confirmou a cobrança e o pagamento de propina, todos os demais envolvidos no caso negam a existência de qualquer irregularidade. Em seu site nacional, o PTB divulgou uma nota em nome de Jovair, que nega envolvimento no esquema de propinas do Ministério do Trabalho. Confira na íntegra:

O deputado Jovair Arantes (PTB-GO) refuta de forma cabal as insinuações envolvendo seu nome presentes na reportagem “O novo esquema do PTB”, publicada pela revista Veja na edição 2572.

Segundo a reportagem, o nome do deputado teria sido usado por dois supostos lobistas. Jovair Arantes não conhece os tais lobistas, jamais teve qualquer relação com eles e sequer soube do assunto que pretensamente os interessava. Em nenhum momento, Jovair Arantes autorizou que seu nome fosse usado por eles ou por qualquer outra pessoa em tratativas com entes públicos.

A reportagem faz ilações infundadas e injustas ao relacionar dois agentes públicos filiados ao PTB. Um deles não tinha qualquer relação com o alegado interesse dos lobistas. O outro não influiu na demanda, rejeitada pelo governo pelo simples motivo de que ela não se enquadrou nas exigências legais e formais.

Jovair Arantes lamenta os ataques desferidos contra seu nome, as principais referências do PTB e o próprio partido, instituição que há mais de 70 anos luta pelos trabalhadores deste país.
Fonte: https://www.emaisgoias.com.br/veja-revela-suposto-caso-de-corrupcao-em-ministerio-envolvendo-jovair-arantes/

Veja também

Caiado fecha cara para pregação do bispo. Eliton é muito aplaudido

  O senador e candidato à reeleição Ronaldo Caiado (DEM) incomodou-se com a homília do …