Um problema não muito comum, está causando medo e prejuízo a uma fazendeira no município de Rianápolis. Ela mora em Ceres e chamou a reportagem do Populacional para ver o que autoridades podem fazer no caso dela. São duas fazendas, sendo Fazenda Dias e Fazenda Esperança, de Joab Dias e de sua mãe Suely de Souza Andrade, as propriedades ficam próximas ao antigo Posto da Polícia Rodoviária Federal.
Suely, relatou a reportagem que há duas semanas começaram a sumir animais da fazenda, principalmente bezerros. Sem entender o que estava acontecendo, funcionários procuravam nas terras indícios do que poderia estar causando o sumiço dos animais. Segundo ela, um vizinho de fazenda, teve alguns potrinhos recém-nascidos devorados pelos bichos, um deles foi encontrado parcialmente devorado e coberto com folhas, daí a certeza de que realmente são onças que estão devorando os animas das fazendas.
E, finalmente as onças foram vistas. Segundo a proprietária, duas grandes e três pequenas, ainda filhotes. E desde então, nove animais já foram devorados, sendo oito de sua fazenda e um de outra fazenda vizinha. O último foi uma vaca da fazenda de Suely, que está muito machucada e pelos ferimentos possivelmente não consegue escapar.
No último dia 27, sexta-feira, duas onças atacaram o vaqueiro, segundo Suely, as onças estão buscando os animais no curral, o vaqueiro que estava no curral, conseguiu escapar, pois montou no cavalo e saiu correndo. Suely, contou que deixou fogos de artifícios com o vaqueiro para espantar as onças, mas a cada dia que passa, elas estão se aproximando mais ainda da porta da casa. Suely não deixa de preocupar, pois na propriedade existem crianças e que a qualquer momento podem ser atacadas.
Todos estão assustados, o gado da está ficando sem cuidados, pois o vaqueiro não está tendo coragem de fazer o seu trabalho corretamente, com medo de ser atacado pelas onças. Diz ainda temer pelas crianças que levantam de madrugada para irem à escola já que têm que atravessar uma matinha para pegar o ônibus escolar.
Suely já enviou ofício para o Ministério Público, que irá enviá-lo ao Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental de Goianésia, para que tomem as providências devidas. Informações: Jornal Populacional. Fotos: Suely